Convenção, propaganda eleitoral, campanha: confira calendário eleitoral até as urnas

Convenções serão abertas no dia 20 de julho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Convenções serão abertas no dia 20 de julho

Falta menos de quatro meses para a disputa eleitoral deste ano que irá definir nomes de vereadores e prefeitos que assumirão cargos em janeiro de 2017. Até lá, mudanças na legislação, diminuíram, por exemplo, o tempo de campanha e também alteraram prazos das convenções e da propaganda eleitoral gratuita. Para tirar essas dúvidas, o Jornal Midiamax listou os principais acontecimentos a partir de junho até o pleito deste ano, marcado para o dia 2 de outubro.

Neste mês de junho, a Justiça Eleitoral tornou disponível aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral. Também neste período, teve início período para nomeação dos membros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação. A data mais importante do mês é o dia 30, a partir da qual, fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.

Julho também já começa com novas proibições. A partir do dia 1°, por exemplo, não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. No dia seguinte, 2 de julho, começa contagem regressiva de três meses para eleições, na qual, nomeação, exoneração e transferência de servidores, bem como aporte ou transferência de recursos da União também ficam limitados a casos específicos.

A data limita ainda, no caso do executivo, realização de inaugurações e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Todos pré-candidatos também ficam impedidos de participar de qualquer inauguração de obra pública.

As convenções ficam permitidas apenas a partir do dia 20 de julho. Neste período, ficam permitidas reuniões para deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. A data também assegura o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação.

Ainda dia 20, termina prazo para a Justiça Eleitoral dar publicidade aos limites de gastos para cada cargo eletivo em disputa.

Outra data importante no mês, é dia 25 de julho, quando partidos políticos, coligações e os candidatos, após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica, deverão enviar à Justiça Eleitoral, para fins de divulgação na Internet, os dados sobre recursos recebidos em dinheiro para financiamento de sua campanha eleitoral, observado o prazo de setenta e duas horas do recebimento desses recursos.

Já no dia 5 de agosto, termina o prazo para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. No dia 15 do mesmo mês, termina prazo para partidos políticos e as coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidato.

Para início da campanha eleitoral, os candidatos terão de esperar até o dia 16 de agosto, há 47 dias antes da eleição. A partir desta data os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão volta a ser permitida somente a partir do dia 26 de agosto.

Dois dias antes da eleição (30 de agosto), termina divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral. Propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som termina dia 1° de outubro.

No dia 2 de outubro, a partir das 8 horas, acontece o 1º turno das eleições 2016. 

Conteúdos relacionados

tre-ms santinhos
prefeita eldorado
prefeitura juti