Apenas 13 dos 29 vereadores estavam no começo da sessão em bairro onde ‘falta tudo'

Os moradores do Jardim das Perdizes não têm asfalto e esperam a entrega de um Ceinf que está pronto, mas não tem móveis para funcionar. Além disso, falta policiamento e a obra do posto de saúde está parada há mais de um ano. Neste cenário de abandono, o bairro foi palco de mais um ‘puxão de orelhas' aos vereadores de nesta quarta-feira (4).

Todos os membros da Câmara Municipal deveriam participar de uma sessão comunitária que acontece na manhã desta quarta-feira em uma escola pública da região, mas os trabalhos legislativos começaram com a presença de apenas 11 dos 29 vereadores. As ausências foram notadas e viraram alvo de lideranças comunitárias.

 

 

Em frente à plateia de aproximadamente cem pessoas, poucos moradores e muitos estudantes, os vereadores tiveram que escutar duas representantes da comunidade lamentarem as faltas. “Será que são só estes os vereadores de Campo Grande? Onde estão os demais? Eles estão ganhando, mas não estão aqui”, lamentou Elizete Geraldo, presidente da Associação de Mulheres do Jardim das Perdizes.

Antes de listar alguns dos problemas para quem mora no bairro, a líder comunitária agradeceu aos vereadores presentes e ressaltou que os demais ‘deixaram a desejar'. Segundo ela, falta asfalto que foi prometido por políticos há anos, e até obras já iniciadas estão abandonadas. “A construção do Posto de Saúde está parada há mais de ano e já virou até boca de fumo”, disse.

Ceinf pronto e drogas

Além disso, ela informou aos vereadores presentes que o bairro tem um Ceinf pronto que simplesmente não funciona por falta de móveis para atender às crianças da vizinhança. “O bairro está abandonado e a droga corre solta. A assistência social nunca aparece aqui e as crianças e adolescentes estão perdidas nas drogas”, reclamou.

As queixas foram confirmadas pela presidente da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, Eurides Antônia da Costa. “Aqui falta limpeza e asfalto. Este asfalto, aliás, tem promessa desde a época do Puccinelli”, lamenta.

De acordo com Eurides, até áreas públicas da região só recebem limpeza e manutenção quando a Associação consegue pagar pelo serviço. “Se a gente não paga, fica um matagal”, denuncia.

No momento em que levaram o puxão de orelhas, estavam na sessão Herculano Borges (SD), Chiquinho Telles (PSD), Coringa (PSD), Ayrton do PT (PT), Airton Saraiva (DEM), Eduardo Romero (PTdoB), Chocolate (PP), Francisco Saci (PRTB), Mario Cesar (PMDB), Carlão (PPS) e Carla Stephanini (PMDB). Pouco depois, atrasados, chegaram Paulo Pedra (PDT) e José Chadid (sem partido).

Desculpas

Logo após o desabafo das líderes comunitárias, o presidente da Câmara, Mario Cesar, se limitou a dizer que as ausências de Deley Pinheiro (PSD), Edil Albuquerque (PMDB) e João Rocha (PSDB) foram justificadas. Ele ainda acrescentou que Vanderley Cabeludo (PMDB) faltou porque passou a noite no dos artistas que ocuparam a Fundac e lembrou que Edson Shimabukuro (PTB) está internado.

Por fim, Paulo Siufi (PMDB) mandou recado de que ‘estava em sala de parto' e por isso não compareceu. Não foi explicado o que o regimento interno diz sobre a conciliação de outras atividades profissionais dos vereadores com as atividades parlamentares pelas quais recebem salário.