Lideranças de MS, MT e GO solicitam investimento em ferrovia a Ministro
Pedido é pela instalação do porto seco em Chapadão do Sul
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Pedido é pela instalação do porto seco em Chapadão do Sul
Prefeitos, vereadores e produtores rurais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás enviaram uma solicitação ao Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, pedindo a instalação do porto seco em Chapadão do Sul, município que reúne ciência, qualidade e volume em sua produção, com localização estratégica, e linha férrea já instalada e praticamente inoperante, que deve resolver lacuna de escoamento da produção agrícola dos três Estados.
A carta, assinada durante o 1º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, neste sábado (12), em Costa Rica (MS), foi direcionada ao senador da República, Ronaldo Caiado, que deve entregá-la ao Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
O porto em Chapadão do Sul é uma demanda antiga das autoridades envolvidas e foi destacada na carta, que tem como finalidade diminuir o custo-logístico, democratizar a distribuição do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e também a sua equalização, além de oferecer agilidade no escoamento, estimular a queda na circulação de caminhões nas rodovias e, consequentemente, oferecer mais segurança nas estradas dos estados envolvidos.
Segundo a comissão organizadora do evento a mesma linha férrea, melhor utilizada, poderá beneficiar o transporte da produção agrícola do Sul de Goiás e contribuir para o desafogamento do recentemente inaugurado, porto seco de Rondonópolis (MT), compartilhando o escoamento e a receita gerada.
O senador Ronaldo Caiado, que durante o evento destacou o descrédito da atual gestão do Governo Federal, afirmou que o agronegócio não está entre as prioridades da presidente da República, Dilma Rousseff. “Não é só a logística que está de lado, vários outros setores são prejudicados por uma gestão ineficiente. O mandato dela resultará apenas na falta de credibilidade do Governo e de quem preza por uma política limpa, com resultados voltados à seriedade com o povo”, pontuou Caiado, ao confirmar que entregará a carta ao Ministro dos Transportes, mas que precisará de um trabalho conjunto para conseguir progresso nas questões logísticas, dependentes do PT.
Atualmente a produção integral de grãos de Mato Grosso do Sul é escoada via rodovia, que muitas vezes dependem da técnica de transbordo nos estados do Paraná e Mato Grosso, para continuar o trajeto via ferrovia até os portos do Sul e Sudeste do país. “Situação que necessita de modificação urgente em prol do setor que emprega 37% dos trabalhadores brasileiros e equilibra a balança comercial do país”, enfatiza Rosalin, ao defender o progresso logístico em prol da agropecuária.
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