Gravação em processo do Gaeco contra Olarte envolve filho de desembargador
Filho tem cargo na gestão de Olarte e é suspeito de ter ajudado envolvido no processo a ‘deixar’ MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Filho tem cargo na gestão de Olarte e é suspeito de ter ajudado envolvido no processo a ‘deixar’ MS
Com o fim do sigilo no processo do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) que investiga o prefeito Gilmar Olarte (PP) por corrupção passiva, continuidade delitiva e lavagem de dinheiro, se confirma que as investigações citam o filho de um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Nomeado secretário de governo de Gilmar Olarte assim que ele assumiu o lugar de Alcides Bernal, Rodrigo Pimentel é filho do desembargador Sideni Soncini Pimentel. Ele é citado por suspeita de “favorecimento pessoal”. Segundo denúncia do Gaeco, Rodrigo teria sido convocado por Olarte para facilitar a saída de Ronan Edson Feitosa de Lima de Mato Grosso do Sul.
Ronan é um dos réus da denúncia do Gaeco, suspeito de corrupção passiva e continuidade delitiva. Ele é apontado como o pivô do esquema que, segundo as investigações, realizou empréstimo de cheques de várias pessoas a pedido do então vice-prefeito, Gilmar Olarte. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, os cheques eram solicitados para serem trocados por dinheiro com agiotas, com promessas de cargos futuros e outras vantagens após cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), que daria o cargo a Olarte.
No processo há uma gravação da ex-mulher de Ronan afirmando a outra pessoa que Rodrigo Pimentel daria suporte à fuga do ex, garantindo, a pedido de Gilmar Olarte, ‘suporte’ para a família, que incluiria cargos públicos para ela ou o filho do casal.
Batata quente
Com a implicação de parentes, fontes internas do Tribunal de Justiça garantem que o andamento do processo contra o prefeito Gilmar Olarte já seria tratado como ‘batata quente’ na corte estadual. O processo do Gaeco ainda aguarda parecer do desembargador Luiz Cláudio Bonassini. Ele é o terceiro no Tribunal de Justiça a pegar o processo do Gaeco. Francisco Gerardo de Souza e Maria Izabel de Matos Rocha se recusaram a relatar o processo alegando impedimento. Isso acontece, geralmente, quando há presunção absoluta (juris et de jure ) de parcialidade do juiz.
O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence também declarou impedimento. Mas, neste caso, porque ajudou o Gaeco durante as investigações. Rodrigo Pimentel não é o único filho de desembargador com laços na gestão de Gilmar Olarte. O procurador geral do Município, Fábio Castro Leandro, também tem pai no Tribunal de Justiça. Ele é filho do desembargador Paschoal Carmello Leandro.
O processo já tem mais de 900 páginas e tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, agora livre do sigilo. A última movimentação foi a liminar onde o desembargador negou pedido da defesa de Olarte. Apesar de afirmar que não tem nada a esconder, e que as denúncias são todas infundadas, o advogado de Gilmar tentou impedir que o sigilo fosse quebrado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.