Mochi citou especialmente ações em segurança pública nas áreas de fronteira

O comando do em Mato Grosso do Sul visitou a Assembleia Legislativa, na tarde da segunda-feira (27), e os generais reafirmaram a parceria institucional com o Parlamento estadual. O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), reiterou que o Exército realiza importante trabalho no Estado e que “as parcerias são benvindas”. “É preciso sempre aprofundar nossas relações e a convergência institucional em áreas nas quais podemos somar forças e atuar conjuntamente”, disse.

Mochi citou especialmente ações em segurança pública nas áreas de fronteira, como a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), que começou por Mato Grosso do Sul e chegará a todo o Brasil. “O tema da segurança pública é da mais extrema importância, pois sabemos que hoje 70% da droga consumida no País passa pelo nosso Estado, o que fomenta diversos outros crimes”, analisou o presidente. Também participaram do encontro os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB), Angelo Guerreiro (PSDB) e Cabo Almi (PT).
 
O comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, ressaltou a acolhida que recebeu em e a parceria com o Legislativo. “Agradeço a receptividade, levo daqui muitos amigos e, inclusive, voltarei em três anos para morar em Campo Grande em definitivo”, afirmou Cunha. Segundo ele, a implantação do Sisfron, que em Mato Grosso do Sul é considerada modelo para o País, é uma das principais ações do Exército em andamento. “Dos 17 mil quilômetros que receberão o sistema, estamos começando pelo Estado, que será referência”, analisou. 

Cunha também apresentou aos deputados o general de Exército que o substituirá, Paulo Humberto Cesar de Oliveira, durante solenidade a ser realizada dia 30 de abril, às 10h30, na sede do CMO. “É muito importante termos essa parceria e essa boa convivência, para que possamos fazer algo efetivo pela população”, disse Oliveira. Natural do Rio de Janeiro, ele estava residindo em Brasília e agora enfatiza a importância geográfica de Mato Grosso do Sul. “O Estado não tem somente uma posição estratégica, com sua grande fronteira seca, mas também uma pujança, tanto que praticamente sustenta o País”, disse. “Para nós, são muito importantes, especialmente a parceria com a Assembleia Legislativa, que representa a população do Estado”, complementou. 

Também participaram do encontro o general de Brigada, José Fernando Iasbech, comandante da 9ª Região Militar, que assumiu o cargo no último dia 16 de abril, e o general de Brigada Dênis Taveira Martins, o novo chefe do Estado Maior, que assumirá o cargo dia 30 de abril. Todos os visitantes receberam do presidente Mochi uma réplica do Guerreiro Guaicuru, obra do artista plástico Arnor Mendes.