Uma apreensão de 36 pneus para caminhão e oito pneus para veículo de passeio foi efetivada por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na madrugada deste domingo (14). Os pneus apreendidos são novos e não possuem documentação para circulação no Brasil.

O fato ocorreu na rodovia MS-164, área rural do município de , durante bloqueio policial para fiscalização. A carga ilegal – de pneus novos – estava em uma carreta Fiat Iveco acoplada a semirreboque carregado com pneus considerados inservíveis, esta transportada de forma legal, conforme nota fiscal apresentada.

Entretanto, durante a vistoria na carga, os policiais localizaram os 44 pneus que seguiam de forma ilegal. Questionado, o condutor de 41 anos, disse que receberia para deixá-los em , antes de seguir viagem para Anápolis (GO), destino final da carga lícita.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 248 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Não é a primeira vez que contrabandistas tentam adentrar o país com carga de pneus novos escondidos em meio a pneus inservíveis com entrada legalizada. Em julho de 2023, o Jornal Midiamax noticiou uma apreensão semelhante, também em Ponta Porã.