Deputados criam comissão do Parlacentro e firmam compromissos mútuos em Cuiabá

Comissão tratará de temas comuns ao desenvolvimento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comissão tratará de temas comuns ao desenvolvimento

Durante reunião entre deputados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso realizada na tarde desta quarta-feira (12), na sede do poder Legislativo em Cuiabá (MT), ficou definida a criação das comissões do Parlacentro nas Assembleias de MS, MT, Goias, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia para atender as demandas do Fórum Brasil Central, organizado pelos governos estaduais com objetivo de tratar de temas comuns ao desenvolvimento.

O encontro entre os deputados foi oportunizado pela sessão solene que marcou os 180 da instalação da Assembleia Provincial de Mato Grosso. A solenidade também reuniu parlamentares que integraram as legislaturas durante o período do Mato Grosso Uno.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), a história dos dois estados continua politicamente. “Houve uma divisão territorial, mas isso foi necessário em função da dimensão do território. A história não se divide, ela se complementa”, afirmou. Para Azambuja, isso acontece agora com a instalação do Fórum Brasil Central que vai integrar os estados da região com o intuito de unificar ações, como o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento. “A união das Assembleias será fundamental para aprovação de leis conjuntas que possibilitem este consórcio”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Júnior Mochi (PMDB), afirmou que a integração entre os parlamentos será estratégica para concretizar as ações do Fórum Brasil Central, além de diagnosticar e resolver os problemas comuns. “Esse é um momento de reaproximação com a história e resgate da nossa identidade. Mato Grosso do Sul está aberto a essa parceria, pois ela simboliza um reencontro dos dois estados para o bem, buscando um desenvolvimento comum, gerando prosperidades a todos”, disse Mochi.

Para o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), Mato Grosso e os sul-mato-grossenses podem ter sido divididos por uma Lei Complementar, mas isso não dividiu e nem apagou a história. “Este é um ato de união entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, destacou. Já o presidente da Assembleia de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PDT), considera que chegou o momento de unir os esforços. “Um ao lado do outro. Vamos analisar a nossas dificuldades e nossos interesses em comum”, disse.

ParlaCentro – Durante o encontro entre os deputados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia foi decidida a criação das comissões do Parlacentro com cinco membros em cada Estado. Inicialmente, foram abordadas questões ligadas às Reformas Tributária e Ambiental, o Fundo de Fomento a Exportação (FEX), um Termo de Cooperação Técnica para migração da TV Assembleia para canal aberto e criação da FM Assembleia em Campo Grande. “O parlamento de Mato Grosso cumpriu com sucesso todas as etapas deste processo e pode promover uma consultoria para nós”, afirmou o deputado Paulo Correa (PR).

Os deputados também trataram da proposta de emenda constitucional que institui o orçamento impositivo, destinando 1% da Receita Corrente Líquida para emendas parlamentares. Uma proposta para discutir o CAR (Cadastro Rural do Pantanal), também foi incluída na pauta. E já como demanda do Fórum Brasil Central, os deputados começaram a estudar também maneiras de contribuir para aumentar a segurança públicas nas fronteiras.

Ficou definido que a próxima reunião do Parlacentro vai acontecer em Campo Grande em data a ser confirmada nos próximos dias, oportunidade em que os temas indicados em Cuiabá serão relacionados em uma agenda legislativa comum entre os estados envolvidos. Participaram do encontro o presidente da ALMT, Guilherme Maluf, o vice-presidente da ALMS, Onevan de Matos (PSDB), além dos deputados sul-mato-grossenses Renato Câmara (PMDB), Mara caseiro (PTdoB), Professor Rinaldo (PSDB), Felipe Orro (PDT), Beto Pereira (PDT) e Paulo Corrêa. A Assembleia do MT também foi representada na reunião pelos deputados Wagner Ramos (PR), Dilmar Dal Bosco (DEM), José Carlos do Pátio (PSD), José Domingo Fraga (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e Wancley de Carvalho (PV).

A delegação de Mato Grosso do Sul chegou em Cuiabá às 7h30 desta quarta-feira e seguiu direto para a sede da Assembleia de Mato Grosso, onde aconteceu a sessão solene. No período da tarde, os deputados participaram do encontro do Parlacentro e, na sequência, retornaram a Campo Grande.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu