PT troca ‘vermelhão’ e PMDB deixa as ’15 metas’: partidos se esforçam para mudar em MS

Não é de hoje que ‘mudança’ é palavra de ordem dos marqueteiros eleitorais. Com o lançamento das campanhas para o Governo de Mato Grosso do Sul, candidatos e partidos inovam em pontos tradicionais com o objetivo de distanciar a imagem do que sempre pareceram. Assim, o PT abandona o vermelhão histórico e o PMDB deixa de […]

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Não é de hoje que ‘mudança’ é palavra de ordem dos marqueteiros eleitorais. Com o lançamento das campanhas para o Governo de Mato Grosso do Sul, candidatos e partidos inovam em pontos tradicionais com o objetivo de distanciar a imagem do que sempre pareceram. Assim, o PT abandona o vermelhão histórico e o PMDB deixa de listar ’15 metas’.

Na convenção estadual do PT, o partido mostrou que a cara nova para a campanha do senador Delcídio do Amaral. Em camisetas e adesivos, a cor azul e branca foi predominante, o tom vermelho, histórico e característico do partido, ficou apenas na estrela e em algumas bandeiras empunhadas por petistas colorados.

O azul e branco, cores tradicionais do PSDB, deram o tom da festa petista que aconteceu no Ondara Palace, salão chique e caro. Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trocou a camisa vermelha pela camiseta branca com um “D” em azul. A única referência ao passado do PT mais popular foi um lenço vermelho no ombro.

O presidente do diretório estadual, Paulo Duarte, participa das decisões de marketing da campanha do pré-candidato ao governo do Estado Delcídio do Amaral e disse que as ‘novas’ cores representam pluralidade.

“Em nenhum momento queremos esconder o vermelho do PT. O Delcídio vem com o slogan ‘Governador de todos’, as diversas cores nos adesivos são para mostrar que essa candidatura é plural, para todos os setores”, afirmou Duarte.

Segundo o presidente estadual da sigla, a mudança de visual não significa deixar de levar a bandeira do PT. “A cara do PT estava lá, é o Lula. Em todas as campanhas muitas cores foram mescladas, mas o vermelho é simbólico”, pontuou.

Responsável pela eleição vitoriosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, o publicitário Duda Mendonça está à frente do visual da campanha do senador Delcídio do Amaral em Mato Grosso do Sul.

Já o PMDB, que ficou com o Governo do Estado nos últimos dois mandatos, em 8 anos de gestão, inova em detalhes que marcaram por décadas as campanhas em MS, como as ’15 metas’, resumindo o plano de governo em 15 pontos que fazem referência ao número eleitoral do partido.

O governador André Puccinelli (PMDB) considerou que “desatucanaram” o PT. “Estavam juntos, o PSDB e o PT, e foram para lados opostos”, disse Puccinelli sobre o uso pelo partido das cores tucanas. “Soube que na convenção de ambos houve críticas mútuas, nossa maneira de fazer política será mostrando propostas e planos, sem baixarias”, afirmou André.

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