Campanha à presidência da Assomasul pode colocar PMDB e PSDB em lados opostos

Disputa para a presidência da Assomasul vai acontecer no começo da segunda quinzena de janeiro de 2015.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Disputa para a presidência da Assomasul vai acontecer no começo da segunda quinzena de janeiro de 2015.

A pré-campanha para a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), entidade que congrega os 79 prefeitos do Estado, pode colocar o atual e futuro governador em lados opostos da disputa, já representantes do PMDB e do PSDB são únicos postulantes ao cargo.

Até agora, estão na disputa o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB), atual tesoureiro da entidade e Sérgio Barbosa (PMDB), prefeito de Amambai, que tenta recuperar espaço para o maior partido do Estado.

Números fornecidos pela própria associação, apontam que sozinho o PMDB tem quase 25% das prefeituras do Estado, são 20 no total. O PSDB tem 11 prefeitos.

“Por enquanto nós estamos conversando. Tem um grupo de prefeitos que indicou meu nome. Se eu sentir que meu nome e minha candidatura tiverem sustentabilidade então serei candidato. Para oficializar preciso sentir firmeza no time”, disse o peemedebista.

Barbosa, que apoio Reinaldo Azambuja (PSDB) no 2º turno da disputa para sucessão de André Puccinelli (PMDB), afirmou que não pretende partidarizar a disputa para a Assomasul.

“É claro que o André tem simpatia pela minha candidatura, mas não estamos querendo fazer uma chapa vinculada a um político. Mesmo porque no meu grupo tem gente do PT, do PMDB, PV, PTdoB e outros. Quero evitar isso (disputa entre Puccinelli e Azambuja”, destacou Sérgio Barbosa.

O tucano Juvenal Neto, além de ser do partido do futuro governador, ele conta com o apoio do atual presidente da entidade, Douglas Figueiredo, prefeito de Anastácio, que trocou o PSDB pelo PDT para poder apoiar a candidatura do senador petista Delcídio do Amaral ao governo estadual.

“Nossa campanha conta com o apoio do futuro governador, de pelo menos 50 prefeitos, deputados estaduais e federais. Acredito que a entidade está acima de uma disputa polarizada e que devamos caminhar para um consenso até começo de janeiro”, disse Neto.

A eleição da Assomasul, par o biênio 2015-2016, está marcada para o dia 16 de janeiro, na sede da entidade na Capital e a posse será no dia 30 do mesmo mês.

A Assomasul

Participam das eleições apenas os 79 prefeitos do Estado, que vão escolher os membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal. O pleito certamente será avaliado de perto pelas principais lideranças políticas de Mato Grosso.

O próprio Reinaldo Azambuja já presidiu a entidade, entre 2001 e 2003. Além de encabeçar discussões referentes aos recursos dos municípios, o presidente da associação dispõe de trânsito livre nas três esferas de poder.

A Assomasul conta hoje com uma Central de Projetos, que auxilia as prefeituras na elaboração de projetos para captação de recursos em Brasília e de um escritório de representação na Capital Federal.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu