Vereador diz que sindicância contra médico que reclamou de Posto é retaliação de Bernal

Em meio à tensão política que vive Campo Grande entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, o vereador Chiquinho Telles ocupou o seu espaço na tribuna para lembrar a abertura da sindicância por omissão de socorro ocorrida no UPA Vila Almeida. De acordo com o parlamentar, o afastamento de Renato Figueiredo dos plantões, informado ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em meio à tensão política que vive Campo Grande entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, o vereador Chiquinho Telles ocupou o seu espaço na tribuna para lembrar a abertura da sindicância por omissão de socorro ocorrida no UPA Vila Almeida. De acordo com o parlamentar, o afastamento de Renato Figueiredo dos plantões, informado ao Midiamax pelo Secretário Municipal, Ivandro Fonseca, é claramente uma retaliação política ao PSD, já que o médico é presidente do Diretório Municipal do partido.

“É bem do tipo, do modelo de governo que o Bernal escolheu. Age com toques de maldade se ele ver ligação do funcionário com a gestão anterior. O Dr. Renato sequer foi chamado para conversar antes da abertura dessa sindicância. Não tenho dúvidas que seja uma retaliação já que o nosso partido sempre fez o papel de oposição na bancada e se mostrou favorável a abertura da comissão processante”, diz Chiquinho sobre o colega de PSD.

O vereador chegou a comparar a situação do médico com a da esposa do vereador Chocolate, exonerada da Prefeitura após o voto favorável a abertura da comissão processante do correligionário de Bernal. Chiquinho disse que o partido acompanha a situação de Renato Figueiredo por ver como uma injustiça a acusação de omissão de socorro, que poderia até incriminar o profissional de saúde no artigo 135 do Código Penal.

“Acho que o prefeito misturou as coisas. Pretendo conversar com pessoas do partido e provavelmente promovermos uma reunião sobre esse caso na semana que vem. O Dr. Renato tem o nosso suporte e o sindicato dos médicos já está tomando as providências para a sua defesa”, afirma o líder do PSD na Câmara Municipal.

Moção de Repúdio

De acordo com o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), a entidade espera obter informações da sindicância sobre a acusação de omissão de socorro no UPA Vila Almeida. Caso o próprio médico não ingresse com uma moção de repúdio contra a prefeitura, a instituição deverá receber futuramente um relatório de uma comissão da Secretaria de Saúde (Sesau) especializada em comunicar o conselho quanto a investigações de conduta profissional.

“Quem defende o médico em uma situação como essas é o sindicato e tenho certeza que está fazendo isso. O conselho aguarda receber oficialmente uma notificação do caso e poderá receber isso da Prefeitura ou do próprio médico. Até o momento não recebemos nada. Como cidadão vejo com preocupação todo esse julgamento público e exposição do profissional. Ele foi candidato a vereador e é democrático que uma pessoa possa ter suas convicções políticas. Seria um direito dele”, relata o presidente do CRM, Alberto Cubel Junior.

Veja na Íntegra a publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), da última terça-feira (15):

RESOLUÇÃO “PE” SESAU n. 1.543, DE 14 DE OUTUBRO DE 2013.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no art. 248, da Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011, resolve:

DESIGNAR os servidores OVIDIO SALVADOR PASSARELI, matrícula n. 367834/07, CACILDA FERREIRA DE OLIVEIRA, matrícula n. 149306/03 e TIAGO SANTOS DUARTE, matrícula n. 377990/01, pertencentes ao quadro permanente, para, sob a presidência do primeiro, comporem a Comissão de Sindicância, com a finalidade de apurar possível irregularidade na Omissão de Socorro, na Unidade de Pronto Atendimento Vila Almeida, constante no Processo n. 80321/2013-50, estabelecendo o prazo de 30 (trinta) dias para apresentação do relatório conclusivo dos trabalhos.

CAMPO GRANDE-MS, 14 DE OUTUBRO DE 2013.

IVANDRO CORRÊA FONSECA Secretário Municipal de Saúde Pública

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu