Médico afastado por Bernal após reclamar de Posto de Saúde foi candidato a vereador
O médico Renato Figueiredo, que deve ser afastado pela Prefeitura de Campo Grande após ter reclamado da falta de estruturas nos postos de saúde da Capital, aguarda a notificação oficial do afastamento para se defender. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, após o profissional rebater críticas no Facebook. Orientado pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O médico Renato Figueiredo, que deve ser afastado pela Prefeitura de Campo Grande após ter reclamado da falta de estruturas nos postos de saúde da Capital, aguarda a notificação oficial do afastamento para se defender. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, após o profissional rebater críticas no Facebook.
Orientado pelo advogado, o médico que atende na UPA da Vila Almeida disse que só vai se manifestar juridicamente. Ele foi denunciado pela irmã de um paciente psiquiátrico nas redes sociais, e rebateu a denúncia.
O impedimento do exercício em plantões do médico foi comunicado ao Midiamax pelo próprio Secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, que afirmou ter recebido uma ordem do Prefeito Alcides Bernal (PP) para abrir uma sindicância sobre o profissional. Será investigado se houve omissão de socorro ao irmão de Camila Graziela.
“A sindicância está aberta para apurar este fato que é grave. Um paciente com limitações psiquiátricas tem limitações e não pode receber o tipo de tratamento relatado na denúncia. Não podemos descartar a hipótese de omissão de socorro, além da quebra de sigilo profissional em virtude de tudo que o médico relatou sobre a estrutura do posto nas Redes Sociais. O Estatuto do Servidor não permite esse tipo de conduta e por isso ele está afastado dos plantões”, frisou o Secretário Municipal de Saúde sobre a abertura da sindicância, que foi publicada no Diário Oficial do Município (Diogrande) de terça-feira (15).
Uma outra investigação sobre omissão de socorro no UPA Vila Almeida está publicada no Diogrande desta terça-feira (15), com a indicação dos três profissionais que irão compor a Comissão de Sindicância. Todavia na resolução 1.543 da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não é informado o nome dos servidores envolvidos na suspeita de irregularidade.
Por meio de sua Assessoria de Comunicação, o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SinMed/MS) afirma que não concorda com a exposição na mídia do profissional, sem a real apuração dos fatos.
A entidade informa que já disponibilizou a assessoria jurídica para que o médico Renato Figueiredo tenha o suporte para sua defesa e aguarda as investigações. Até o momento, segundo a comunicação oficial não foi protocolado nada sobre o caso no Conselho Regional de Medicina (CRM-MS).
Midiático
Além do exercício de sua profissão, onde Renato Figueiredo demonstra ter uma legião de admiradores, o médico também possui uma atuação freqüente em ações sociais em regiões de periferia. A popularidade inclusive o motivou a se candidatar para vereador pelo PSD nas Eleições Municipais de 2012.
Apesar de não admitir uma situação de revanchismo da atual gestão, o médico realizou a sua campanha em uma coligação ‘Mais Trabalho por Campo Grande’, onde obteve uma votação de 2083 votos. Renato atualmente exerce no SinMed/MS o cargo de Diretor de Comunicação e Marketing.
O médico utiliza com freqüência o Facebook para falar sobre os seus plantões e a resposta da acusação veiculada no dia 9 de outubro não representou uma postagem isolada. No mesmo dia antes de saber da denúncia ele ao final de um plantão havia escrito em seu mural no site que estava feliz por salvar vidas.
Contudo a resposta veiculada em seu perfil, sobre o ocorrido no UPA Vila Almeida durante o incidente com o paciente psiquiátrico irmão da enfermeira Camila Graziela, lhe rendeu a desaprovação do Secretário de Saúde. A Sesau não concordou com a exposição e irá apurar uma quebra de sigilo profissional na sindicância além da hipótese de omissão de socorro.
*Editado às 18h10 de 16 de outubro de 2013 para correção de informações
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.