Cassação de vereadores muda Mesa Diretora e Comissão Processante na Câmara
A Câmara de Campo Grande deve fazer, já na próxima semana, novas eleições para definição de cargos importantes. A saída de vereadores, cassados por compra de voto, vai obrigar a Câmara a fazer nova votação. Por enquanto, a Câmara deve fazer apenas uma eleição, para escolha do substituto de Delei Pinheiro (PSD), 1º secretário da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara de Campo Grande deve fazer, já na próxima semana, novas eleições para definição de cargos importantes. A saída de vereadores, cassados por compra de voto, vai obrigar a Câmara a fazer nova votação. Por enquanto, a Câmara deve fazer apenas uma eleição, para escolha do substituto de Delei Pinheiro (PSD), 1º secretário da Casa.
Ontem (9) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) derrubou o recurso de Thaís Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei, condenando-os a perda de mandato. Hoje (10) é a vez de Alceu Bueno (PSL) ser julgado pela Justiça Eleitoral. Caso o vereador seja condenado, a Câmara também terá que fazer nova eleição, visto que ele é um dos integrantes da Comissão Processante, que pode cassar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP).
O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mário César (PMDB), explica que a Câmara não foi notificada sobre a cassação dos vereadores, o que deve acontecer na quinta-feira (12). Todavia, ele ressalta que os parlamentares ainda têm três dias para recorrer, o que deve adiar a convocação de novas eleições.
Com o prazo garantido por lei, o presidente pretende fazer eleição só na semana que vem, caso os vereadores não consigam permanecer no cargo até o julgamento do recurso. Paulo Pedra ocupa o posto de 3º secretário, mas não será substituído, já que o cargo serve apenas para composição de chapa.
Delei, Thais e Pedra foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilegal de votos. Segundo o processo que torna os vereadores inelegíveis por oito anos, durante a campanha eles distribuíram para eleitores tickets de abastecimento de combustível em troca da adesivagem em carros e apoio nas urnas. Os três podem recorrer da decisão em Brasília-DF, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.