Puccinelli tem acesso à pesquisa de órgãos de imprensa antes da divulgação; confira o áudio

O governador André Puccinelli (PMDB) confirmou nesta sexta-feira (11) ter acesso a pesquisas do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul LTDA), contratadas por órgãos de imprensa do Estado, antes mesmo da divulgação do resultado. “Tomei conhecimento (da pesquisa), li com esses olhos que a terra a de comer”, declarou, em solenidade de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governador André Puccinelli (PMDB) confirmou nesta sexta-feira (11) ter acesso a pesquisas do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul LTDA), contratadas por órgãos de imprensa do Estado, antes mesmo da divulgação do resultado. “Tomei conhecimento (da pesquisa), li com esses olhos que a terra a de comer”, declarou, em solenidade de entrega de prêmios a alunos, no bairro Vida Nova, em Campo Grande.

Destacando conhecer, inclusive, os detalhes do levantamento sobre a sucessão da prefeitura da Capital, André informou no pé do ouvido de jornalista os números da pesquisa e destacou vantagem do deputado federal Edson Giroto (PMDB) na corrida eleitoral, mas pediu sigilo sobre os dados. Questionado, então, se o acesso antecipado às informações não poderia ser enquadrado como crime eleitoral, ele disse, “não estou antecipando os números”.

Não é segredo para ninguém o engajamento na pré-campanha e o esforço do governador para eleger Giroto como o próximo prefeito de Campo Grande. Indagado, então, se isso, somado ao acesso antecipado aos números da pesquisa, não ameaçariam a credibilidade das informações, ele se enrolou e acabou entregando que por estar convicto do resultado positivo em favor do seu pré-candidato, nova pesquisa está sendo realizada para publicação nos próximos dias.

“Nós não vamos publicá-la (a pesquisa anterior), mandamos fazer outras pesquisas, com mais institutos e nós já temos a convicção daqueles números e mostrá-la-emos”, disse, sinalizando total controle sobre pesquisas contratadas por órgão de imprensa.

Na última quarta-feira (09), o Ipems registrou nova pesquisa no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O levantamento, contratado por órgãos de imprensa do Estado, prevê 600 entrevistas e está nas ruas desde quinta-feira (10). Reforçando já conhecer o resultado da amostragem, ontem, no bairro Moreninhas, André disse que nos próximos dias será públicada pesquisa com seu pré-candidato a frente dos rivais.

Diante da intensa confiança no resultado da nova pesquisa, André até desafiou os adversários. “Quem sabe o (Alcides) Bernal tenha passado a frente, eu duvido, porque ‘tá miorando, tá miorando’”, disse sobre a situação do seu pré-candidato.

Responsável pelo Ipems, Lauredi Borges Sandi disse “desconhecer” o fato de o governador já saber o resultado de suas pesquisas. André, por sua vez, informou que “um passarinho azul 15” lhe revelou os números.

Questionário favorável

Nas ruas desde ontem, a pesquisa do Ipems apresenta um questionário inusitado, que relaciona seis pré-candidatos a prefeito da Capital com seus padrinhos políticos. Alguns, como Giroto, têm dois apoiadores, enquanto outros figuram com o apoio lógico do partido. Para pesquisadores, ouvidos pelo Midiamax, a pesquisa é questionável por tratar os pré-candidatos de forma desigual. (Leia mais na reportagem abaixo relacionada)

Indagado se o questionário realmente favorece alguns, o governador disse não ter culpa de certos pré-candidatos não terem nomes para impulsioná-los na corrida eleitoral.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu