Justiça Eleitoral garante participação de Suél e TV Morena pode cancelar debate
A decisão ameaça a realização do debate em Campo Grande por conta de determinação nacional da Rede Globo, que limita a seis o número de candidatos a fazer parte do confronto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A decisão ameaça a realização do debate em Campo Grande por conta de determinação nacional da Rede Globo, que limita a seis o número de candidatos a fazer parte do confronto
O juiz da 35ª zona eleitoral, Flávio Saad Peron, acolheu, na tarde desta terça-feira (2), pedido de liminar do PSTU e garantiu participação de Suél Ferranti no debate da TV Morena, previsto para a próxima quinta-feira (4). A decisão ameaça a realização do encontro dos postulantes à Prefeitura de Campo Grande por conta de determinação nacional da Rede Globo, que limita a seis o número de candidatos a fazer parte do confronto.
“O juiz da 35ª zona eleitoral acabou de acolher nosso pedido de liminar”, anunciou Suél, em entrevista por telefone. Ele está ciente de que a decisão pode suspender o debate da TV Morena, da mesma forma que aconteceu em São Paulo. “Quem está preferindo isso é a Rede Globo e não eu”, disse o candidato do PSTU.
Em comunicado oficial, a Rede Globo justificou o cancelamento do debate na Capital paulista por não haver tempo de realizar o programa seguindo a legislação eleitoral que obriga emissoras de TV e rádio a convidar todos os candidatos.
“A emissora acredita que seis é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo e, em São Paulo, não houve acordo entre os candidatos. Esta definição será respeitada por todas emissoras e afiliadas da Rede Globo no Brasil”, diz comunicado da TV Globo.
Em Campo Grande, depois de acionar a Justiça, os sete candidatos garantiram participação no debate. Antes de Suél, Sidney Melo (PSOL) conseguiu liminar para fazer parte do encontro. A intenção inicial da TV Morena era incluir apenas os cinco primeiros colocados no confronto. Nesta terça-feira, porém, a emissora, em propaganda, já anunciava a participação de Sidney.
Em São Paulo, a Justiça Eleitoral acolheu pedido de liminar do candidato Levy Fidelix (PRTB), levando em conta o fato de o partido do prefeiturável ter representação na Câmara dos Deputados. O PSTU, por sua vez, não tem nenhum deputado federal.
Recurso
Advogado da TV Morena, Carlos Marques adiantou que a emissora já recorreu da decisão favorável ao candidato do PSOL e irá recorrer contra a determinação em favor de Suél. “Se reformarem a decisão, o Sidney será retirado do encontro”, comentou, pouco antes de sair a decisão do juiz Flávio Saad Peron sobre o pedido do candidato do PSTU.
Segundo Marques, os sete candidatos a prefeito assinaram acordo concordando com o critério de escolha dos cinco candidatos para participar do debate, com base em pesquisa Ibope, encomendada pela TV Morena.
Indagado se irá atender a orientação nacional da Rede Globo e suspender o debate por conta da inclusão de um sétimo candidato, o gerente de programação da TV Morena, Marcelo Werner, informou “aguardar recurso para definir como a emissora irá proceder”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.