Aliados de Nelsinho na Câmara insistem em reduzir poder de Bernal
Sem votos suficientes para vencer os governistas, vereadores aliados do prefeito eleito tentam adiar a votação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores da base do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) não se contentaram com apelo por telefone do futuro prefeito, Alcides Bernal (PP), e insistem em aprovar emenda que reduzirá o poder do próximo chefe do Executivo.
Sem votos suficientes para derrubar as propostas, aliados a Bernal pediram para adiar a votação, mas o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), disse que não há mais tempo e que o orçamento precisa ser apreciado ainda na sessão desta quarta-feira (19).
“A maioria definiu em deixar os 5%”, disse o vereador Airton Saraiva (DEM), fazendo menção a emenda que reduz de 30% para 5% o percentual para a prefeitura abrir créditos adicionais, sem autorização da Câmara. “Por mim, mantinha os 30%, mas estou num grupo e vou seguir a maioria”, engrossou o vereador Carlão (PSB).
A decisão, segundo os aliados de Nelsinho, atende apelo popular por maior participação do legislativo nas decisões do Executivo. “Essa é uma prerrogativa nossa e queremos recuperar a autonomia da Câmara”, frisou Saraiva.
Ele e Carlão puxaram, na noite de terça-feira (18), cordão de vereadores que deixou, antes do final, a cerimônia de diplomação em repúdio a discurso do ex-governador e vereador eleito, Zeca do PT. Pouco antes, os dois destacavam ligação telefônica de Bernal e sinalizavam rejeitar emendas que reduzem o poder do futuro prefeito.
Depois, no seu discurso de diplomação, Bernal apelou pela união de forças e disse só querer as mesmas condições de trabalho dos ex-prefeitos. Tanto Nelsinho quanto o governador André Puccinelli (PMDB) tiveram direito de suplementação de 30%.
Pressão
Apesar da decisão de aprovar as emendas, Carlão indicou a possibilidade de, em segunda votação na sessão de amanhã (20), retirar as propostas do Orçamento de Campo Grande para 2013.
Segundo ele, os vereadores querem mais diálogo, mas não por telefone. “Por telefone é vago”, disse em referência às ligações de Bernal, na tarde de terça-feira, aos vereadores governistas.
Para Carlão, a paz poderá ser selada com a visita do futuro prefeito à Câmara. “Hoje, ele está em Brasília, mas se amanhã vier conversar com os vereadores poderemos tirar as emendas do orçamento, na votação do mérito”, disse.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.