Impasse faz PMDB rever data da convenção nacional do partido
A Executiva Nacional do PMDB vai decidir amanhã sobre o possível adiamento da convenção nacional do partido, marcada para o dia 6 de fevereiro, que vai escolher o novo comando da legenda. Como parte do PMDB promete questionar na Justiça a data da reunião do diretório –inicialmente prevista para o dia 10 de março–, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Executiva Nacional do PMDB vai decidir amanhã sobre o possível adiamento da convenção nacional do partido, marcada para o dia 6 de fevereiro, que vai escolher o novo comando da legenda. Como parte do PMDB promete questionar na Justiça a data da reunião do diretório –inicialmente prevista para o dia 10 de março–, a cúpula do partido negocia outra data para evitar o confronto.
O impasse teve início depois que o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia ameaçaram questionar judicialmente a mudança na data da reunião do diretório.
Como a ala do presidente do PMDB, Michel Temer (PMDB-SP), quer evitar um racha público do partido durante a reunião, o grupo negocia uma nova data –e não descarta manter o dia 10 de março, como previsto inicialmente.
A cúpula do PMDB vai tentar negociar até amanhã com a maioria do partido uma data consensual para evitar questionamentos na Justiça. A ideia é chegar na reunião da Executiva com uma solução negociada, minimizando os impactos negativos das ameaças.
Quércia e Luiz Henrique afirmaram publicamente que a antecipação da reunião do diretório seria uma espécie de “golpe” para reconduzir Temer à presidência do partido. Os aliados de Temer dizem que a ideia da cúpula peemedebista é aclamá-lo novamente presidente do partido. O grupo quer definir uma chapa de consenso para garantir a reeleição de Temer.
Interlocutores peemedebistas admitem, nos bastidores, que o grupo tem como principal objetivo fortalecer o nome de Temer dentro do partido para que seja o único indicado pelo PMDB para integrar a chapa ao Palácio do Planalto da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) –pré-candidata do PT à Presidência da República.
Pela estratégia, Temer disputaria a vice-presidência na chapa de Dilma com o apoio da maioria do PMDB. A mudança na data da reunião do diretório, que gerou o impasse, seria uma tentativa de fortalecer o nome de Temer para a vice, apesar de oficialmente a cúpula peemedebista negar a manobra.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse esta semana que o grupo pró-Temer deseja apresentar ao diretório nacional uma chapa de consenso para a presidência do partido. Jucá disse que o objetivo da legenda, ao aprovar uma chapa consensual, é mostrar que tem unidade para fazer uma composição nacional com o PT e outros partidos aliados em torno da candidatura de Dilma.
“Sem dúvida a reeleição do Michel, com o apoio da ampla maioria, é mais um ponto favorável na capitalização dessa capitalização institucional do PMDB”, disse.
A reunião do diretório do PMDB tem como objetivo definir a nova Executiva Nacional do partido. Além de escolher o novo presidente, os peemedebistas vão eleger os demais membros da Executiva. O vice-presidente terá um papel de destaque dentro do partido, já que Temer deve licenciar-se da presidência do PMDB se efetivamente for disputar a vice.
Ameaças
Em entrevista ao blog do Josias, o governador Luiz Henrique disse que as articulações do grupo pró-Temer querem inviabilizar o lançamento de candidatura própria do PMDB à Presidência da República.
“Está me cheirando a golpe para inviabilizar que o partido lance candidato próprio à Presidência da República”, afirmou o governador. No comando de uma aliança catarinense que junta num mesmo balaio PMDB, PSDB e DEM, Luiz Henrique é avesso à ideia de apoiar Dilma Rousseff.
Uma ala peemedebista chegou a lançar, no final do ano passado, o nome do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), como pré-candidato do PMDB ao Palácio do Planalto.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.