Pular para o conteúdo
Política

Falta de unidade superada pelo PT é desafio no PMDB

Problemas que outrora atingiam o PT em Mato Grosso do Sul, hoje são o principal impasse no PMDB. Divergências internas e desentendimentos entre lideranças têm vindo à tona à medida que se aproxima o processo eleitoral.  O mais recente embate tem como protagonista a liderança máxima do PMDB no Estado: o governador André Puccinelli. O […]
Arquivo -

Problemas que outrora atingiam o PT em Mato Grosso do Sul, hoje são o principal impasse no PMDB. Divergências internas e desentendimentos entre lideranças têm vindo à tona à medida que se aproxima o processo eleitoral. 

O mais recente embate tem como protagonista a liderança máxima do PMDB no Estado: o governador André Puccinelli. O vice-prefeito de Edil Albuquerque (PMDB) rompeu com ele e não dá sinais de que pretenda voltar atrás. 

Até o ano passado, a mais comentada briga pública entre lideranças políticas se dava entre Zeca do PT e o senador Delcídio do Amaral. Foram anos de disputas internas pelo comando do partido. Hoje, ao menos publicamente, os eles mantêm relação amistosa. 

A desavença chegou a ter lances baixos como o suposto complô tramado pelo deputado federal Vander Loubet, sobrinho de Zeca, contra o senador Delcídio do Amaral. No episódio que mais pareceu enredo de filme, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu o golpista Ademar Mariano se dizia agente de um suposto complô que prejudicaria Delcídio.  Ao final, Vander e Delcídio desmentiram a existência de qualquer armação.

No PMDB, não foi só Edil quem se afastou de Puccinelli. O senador Valter Pereira usou a tribuna do Senado para manifestar antigas mágoas resultantes das prévias realizadas em março. Ele acusou o governador de usar a máquina a favor de seu adversário, o deputado federal Waldemir Moka que saiu vitorioso e conquistou o direito de concorrer ao Senado. 

O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) mencionou nesta semana que trabalhará para reaproximar Edil e Puccinelli. O vice-prefeito anunciou ruptura após suposta declaração do governador segundo a qual seriam eleitos senadores nas eleições deste ano Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT). 

Ocorre que com este palpite, Puccinelli excluiu a possibilidade de eleição do vice-governador Murilo Zauith (DEM) que também concorrerá ao Senado. Edil que fora convencido pelo próprio governador a aceitar ser suplente de Murilo ficou irritadíssimo com o posicionamento do governador. 

Murilo desistiu de concorrer, mas após o governador negar as declarações dadas à imprensa, voltou atrás. Já Edil desanimou totalmente. 

Enquanto trabalha para reaproximar as duas lideranças o próprio Nelsinho vive impasse com o governador. Puccinelli aproveitou evento público com a presença do candidato à presidência pelo PSDB, José Serra, para praticamente intimar o prefeito a apoiar o tucano. 

“Minha prioridade neste ano é a reeleição do André, mas eleição presidencial é outra coisa”, responde o prefeito. “Campanha se faz com quem quer. Ele [Nelsinho] é uma pessoa livre para decidir o que quer fazer”, avalia o presidente regional do PMDB, Esacheu Nascimento.  

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Últimas Notícias

Brasil

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Besta sexta-feira da Paixão (18)

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções