O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (1º) decreto convocando as Forças Armadas para atuarem na faixa de fronteira de com o Paraguai. Haverá ainda reforços de efetivos e equipamentos da , da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional.

“Na faixa de fronteira, o Exército e a Aeronáutica atuarão em articulação com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal”, disse Lula.

O MJSP e o Ministério da Defesa coordenarão comitê de acompanhamento das ações e deverão apresentar plano de modernização tecnológica para atuação da PF, PRF, Polícia Penal Federal, Exército, e Aeronáutica, visando melhorar a atuação em portos e aeroportos e fronteiras.

Ação em portos e aeroportos

Além da atuação em faixas de fronteira de MS, Maro Grosso e Paraná, Lula também convocou as Forças Armadas para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos aeroportos de Guarulhos (SP), do Galeão (RJ) e nos portos de Portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e da cidade do Rio de Janeiro.

O ato estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado. “Por isso estou fazendo esse decreto de GLO”, explicou Lula em discurso no Palácio do Planalto. Conforme o presidente, a GLO vai valer até maio do próximo ano nesses lugares. “Se for necessário reforçar em mais portos e aeroportos, nós vamos reforçar”, garantiu.

O presidente reconheceu que a violência tem se agravado a cada dia e que o governo federal vai participar “ativamente” e ajudar os governos estaduais no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e de armas.