Decreto para reforçar ações na fronteira entra em vigor e exército realiza 49 operações
Objetivo é combater crimes na faixa de fronteira
Aline Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou nesta segunda-feira (6), o emprego das Forças Armadas para a GLO (Garantia da Lei e da Ordem), conforme estabelece o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado na última quarta-feira (1º). Nesta manhã, o CMO (Comando Militar do Oeste) informou que realiza 49 operações em Mato Grosso do Sul e no Paraná, com a participação das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.
O decreto presidencial 11.765, autoriza o emprego das Forças Armadas no período entre 6 de novembro a 3 de maio de 2024 e incube ao Exército o ‘fortalecimento imediato das ações de prevenção e repressão de delitos na faixa de fronteira do território brasileiro”.
O emprego das Forças Armadas para a GLO, tem por finalidade o fortalecimento do combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas. Isso ocorrerá por meio de ações preventivas e repressivas.
Hoje, o CMO realizou a primeira reunião de Coordenação de Segurança Integrada, dentro do contexto da Operação Ágata Fronteira Oeste II. O objetivo, segundo divulgou a assessoria de comunicação, é realizar as coordenações necessárias para a ‘obtenção da sinergia de esforços e efetividade no combate aos ilícitos transnacionais na faixa de fronteira’.
Representantes da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretária de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Polícia Civil, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas, Agência Brasileira de Inteligência em Mato Grosso do Sul, Divisão Regional de Inteligência Penitenciária participaram do encontro estratégico.
Entre as operações coordenadas pelo CMO estão: missões de Posto de Bloqueio de Estrada e Fluvial, Patrulhamento Mecanizado e Motorizado e Posto de Segurança Estático, executadas pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com a participação das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.
Notícias mais lidas agora
- Sargento da PM preso por provocar acidente embriagado na Euler de Azevedo ganha liberdade
- VÍDEO: Porco é flagrado ‘passeando’ na Euclides da Cunha
- Bolsa-Família inicia pagamentos de janeiro nesta segunda-feira; confira o calendário
- Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Últimas Notícias
Corpo de Léo Batista será velado em cerimônia aberta ao público no Rio de Janeiro
Despedida acontecerá na sede do Botafogo, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (20)
VÍDEO: Caminhão baú arrebenta parte de fiação no Nova Lima
Veículo atingiu fios de energia elétrica e internet
Corinthians vence Vasco e está na semifinal da Copa São Paulo
Equipe paulista vai enfrentar Grêmio na próxima fase da Copinha
Bailarino de Dourados é agredido com golpes de facão no pescoço
Vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital da Vida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.