Trinta e um policiais militares se formaram no VIII CAFT (Curso de aperfeiçoamento em Força Tática), aplicado pelo BPMChoque (Batalhão de de Choque) na tarde desta segunda-feira (6), na sede do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar), no Aero Rancho, em Campo Grande. Diversas autoridades policiais, juntamente com os familiares de cada PM, estiveram presentes na formatura para homenageá-los.

A prova do CAFT foi a Operação “Força Tática, Força Total”, composta por 12 equipes, sendo cada uma com 4 policiais devidamente equipados e armados durante 24 horas no último fim de semana em Campo Grande. Na , foram presos 20 criminosos que resultaram em um prejuízo de quase meio milhão de reais ao crime organizado.

Durante coletiva de imprensa na sede do 10º BPM nesta tarde, o Comandante do BPMChoque, Rigoberto Rocha, destacou as habilidades que os PMs terão com este curso. “Esse 8° curso de força tática habilita o policial do CPM e a partir de agora esse policial, hoje mais habilitado e treinado em condições de utilizar toda a tecnologia que vem chegando no nosso estado, na nossa polícia militar vai oferecer esse serviço mais preparado e completo de policiamento ostensivo em nível de força, que é o policiamento de força tática”.

Ele também reforçou que com o treinamento, a população campo-grandense deve receber um trabalho de excelência prestado pelos novos taticanos, que estão “mais habilitados do que nunca”.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O Comandante do CPE (Comando de Policiamento Especializado), Coronel Emerson de Almeida Vicente, ressaltou a importância do curso ministrado aos 31 PMs. “É de suma importância a gente ter uma equipe que venha revisar as doutrinas, verificar novas técnicas que estão sendo utilizadas no dia a dia para que sejam uma equipe de referência para o policiamento ordinário no dia a dia”.

Com esta nova equipe formada, um dos pontos a ser trabalhados em Campo Grande é a queda da criminalidade, segundo o Coronel Almeida. “A força tática vem com uma força necessária de atuação no dia a dia para dar apoio ao radiopatrulhamento, sejam aquelas ocorrências de maior vulto, por exemplo, pessoa armada ou um roubo em andamento, que dará um suporte para o policiamento ordinário e com isso termos o resultado de queda da criminalidade”.

Operação

Deflagrada pelo BPMChoque (Batalhão de Polícia Militar do Choque), a Operação FTFT (Força Tática, Força Total), juntamente com o VIII CAFT (Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática) apreendeu 20 criminosos, 15,5 quilos de drogas, uma arma e recuperou cinco veículos entre a última sexta-feira (3) e domingo (5), em Campo Grande. A operação causou um prejuízo de R$ 309 mil ao crime organizado.

O intuito da operação é saturar toda a cidade com policiamento ostensivo. Entre as apreensões de drogas, foram apreendidos 14,9 quilos de maconha e 560 quilos de cocaína. 

Saiba Mais