BBB no Centro: Rui Barbosa terá 100 câmeras com reconhecimento facial para caçar criminosos

Equipamentos devem ser instalados a partir do primeiro semestre de 2024

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rui Barbosa terá no ano que vem câmeras com reconhecimento facial (Nathália Alcântara, Agência Brasil)

No coração de Campo Grande, a Rua Rui Barbosa ganhará 100 novas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial em algumas delas. O objetivo é identificar suspeitos de crimes e inibir a violência na região.

A previsão, de acordo com o gestor da GCCO (Gerência de Controle do Centro de Operações) da Guarda Civil Metropolitana, Vanderlei Vitor, é de que as câmeras sejam instaladas ainda no primeiro semestre do próximo ano.

“As câmeras já estão compradas. Estamos aguardando licitação para contratação da empresa que fará a instalação e a manutenção dos equipamentos”, explica.

Atualmente, a GCM monitora câmeras instaladas na 14 de Julho entre as ruas Fernando Correa da Costa e Mato Grosso, além de outras na Orla Morena, na região da Maria Fumaça, e no cruzamento da Afonso Pena com a Rui Barbosa, onde fica a estátua do Manoel de Barros.

Câmeras agilizam atendimento e inibem crimes

Monitoramento em tempo real em locais com câmeras em Campo Grande (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

Para realizar o monitoramento das câmeras na região central da cidade, a Guarda Civil Metropolitana conta com 4 equipes com 10 guardas todos os dias. Por mês, segundo os dados, são identificados, em média, 65 crimes nas regiões monitoradas. Os principais ilícitos são: furtos, roubos e infrações de trânsito.

“Esse trabalho de monitoramento reduziu muitos crimes e ajuda na captura mais rápida dos criminosos. Quando algo de errado é identificado, enviamos a viatura mais próxima, acionamos e, se for o caso, encaminhamos para a delegacia. No caso de acidentes, fazemos o primeiro atendimento e acionamos o socorro e Polícia de Trânsito, conforme a necessidade”, afirma o gestor da GCCO.

A aquisição das novas câmeras faz parte do Programa Reviva Campo Grande, anunciado ainda em 2022, cujo investimento conta com apoio do Governo Federal e custo estimado de R$ 4 milhões, segundo anunciou o ex-secretário especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Na ocasião, a promessa era a instalação de 250 câmeras no corredor da Rui Barbosa, Calógeras e pontos específicos nas saídas da cidade.

Conteúdos relacionados