Policiais do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) apreenderam nesta quarta-feira (5) uma aeronave Cessna Aircraft, prefixo PT-BPE, que estava sendo utilizada para o tráfico de drogas. A apreensão aconteceu na área rural do município de Porto Murtinho, a 438 km de Campo Grande.

A aeronave apreendida estava escondida em propriedade localizada na área rural do da cidade e foi removida para o hangar do DRACCO, em Campo Grande.

Uma equipe da polícia realizava fiscalização contra à prática de ilícitos na região de fronteira por meio aéreo quando, na manhã desta quarta-feira, localizou e apreendeu a aeronave que estava com ordem judicial de sequestro, decretada pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá.

A decisão da justiça ocorreu no dia 17 de novembro de 2021, após a Operação da Polícia Federal “Canis”, que girou em torno de grupo criminoso voltado ao tráfico de entorpecentes, especialmente cocaína, que tem elevado poder econômico por meio do tráfico internacional drogas realizado por meio da fronteira Brasil-Bolívia.

Durante cumprimento da ordem judicial federal de sequestro, foi apurado que a pista de pousos e decolagens da propriedade rural não é homologada pela ANAC e que o avião estava equipado com componentes em sua estrutura, normalmente empregados no transporte de cargas ilícitas para lançamento em pleno voo do tipo arremesso.

A aeronave apreendida, com restrição judicial, continuava em busca por não ter sido localizada para apreensão durante a operação desencadeada em novembro de 2021, pela Polícia Federal.