Polícia fiscaliza embarcações e apreende redes de pesca no Rio Dourados

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fiscalizou 11 embarcações, 37 pescadores e apreendeu 15 redes de pesca e anzóis de galho e solta peixes dos petrechos no Rio Dourados, em Dourados, cidade a 229 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a polícia, a durante a operação Pesca Legal no rio Dourados, que visa à prevenção […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio, 15 redes de pesca (divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fiscalizou 11 embarcações, 37 pescadores e apreendeu 15 redes de pesca e anzóis de galho e solta peixes dos petrechos no Rio Dourados, em Dourados, cidade a 229 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a polícia, a durante a operação Pesca Legal no rio Dourados, que visa à prevenção à pesca predatória em vigilância dos cardumes que já começaram a se formar, policiais ambientais fiscalizaram 11 embarcações de pescadores amadores e profissionais, bem como pessoas que pescavam nos barrancos do rio, em um total de 37 pescadores e apreenderam grande quantidade de petrechos de pesca ilegais, com alto poder de depredação dos cardumes, até à noite desta segunda-feira (12),

Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio, 15 redes de pesca, além de 27 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados no curso d’água. Durante a retirada dos petrechos, em torno de 10 kg de pescado que estavam presos aos petrechos ilegais foram soltos no rio. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados. Os Policiais continuam no rio hoje (13) em monitoramento aos cardumes.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados dos rios pelos policiais, especialmente, as redes. Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.

Conteúdos relacionados