O vídeo de uma de 5 anos de idade, moradora de , na fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, não passou de uma brincadeira de mau gosto. A informação é da da menina, que foi identificada e prestou depoimentos na Polícia Civil e também no Conselho Tutelar.

Segundo informações até o momento apuradas, os pais deixaram a criança na casa do tio, onde a prima, de 13 anos, ofereceu o cigarro eletrônico para a criança fumar, registrou a situação em vídeo e em seguida publicou. As imagens foram publicadas no perfil de uma rede social da adolescente.

No vídeo divulgado pela adolescente, é possível ouvir o áudio em que a criança é incentivada a fumar e depois questionada em tom de brincadeira. “Quem te ensinou isso? Quem te ensinou a fumar, fala pra mim? ”, chamando a menina pelo nome. Em seguida, após sugar o cigarro eletrônico e depois soltar a fumaça pela boca, ela responde: ”A minha mãe”.

Em depoimento, a mãe da criança afirmou que isso aconteceu porque a prima incentivou e também porque ela (a mãe) tem o hábito de fumar. Nas apurações feitas pelo Conselho Tutelar, ficou constatado que a menina é bem cuidada pelos pais, que não tiveram culpa pelo episódio.

A reportagem do Midiamax apurou que a adolescente que fez o vídeo e divulgou as imagens bloqueou seu Instagram. Ela excluiu todas as publicações, tirou a foto de perfil e também privou a conta.

A denúncia foi formalizada no Conselho Tutelar pelo secretário municipal de segurança pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes, após receber as imagens que foram entregues à GCMFron (Guarda Municipal de Fronteira).