Ao menos três cidades do interior de Mato Grosso do Sul contam nesta manhã com equipes do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que deflagrou nesta quarta-feira (8) a operação “Grãos de Ouro”. De acordo com as imprensas locais, os municípios de , a 321 km de Campo Grande; , a 321 km; e , a 227 km, contam com agentes do Gaeco, que recebem apoio operacional dos batalhões de Polícia Militar das localidades.

De acordo com o site Chapadense News, em Chapadão do Sul, agentes do Gaeco teriam ido a várias empresas da cidade a fim de cumprirmandados de Busca e Apreensão. Em Itaporã, de acordo com o Itaporã News, são dois mandados, um na sede do município e outro no distrito de Montese. Já em Costa Rica, um mandato de prisão preventiva teria sido cumprido. Não há mais detalhamentos sobre este braço da operação.

A operação visa cumprir 104 mandados de busca e apreensão, além de 32 de prisão preventiva, referentes à esquemas de sonegação fiscal em empresas de corretagem de soja no Estado, de acordo com informações do MPE-MT (Ministério Público Estadual de Mato Grosso).

Em Cuiabá, a cerca de 710 km de Campo Grande, um dos alvos teria sido a empresa Efraim Agronegócios que negocia soja, cujo escritório é localizado no edifício comercial SB Tower. Um mandado de prisão estaria sendo cumprido em condomínio de luxo na capital de Mato Grosso. Além de MS e MT,os Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, e Rio Grande do Sul também contam com alvos da força-tarefa.

O primeiro mandado cumprido pelo Gaeco em Campo Grande, ainda no começo da manhã, foi acompanhado por uma equipe de TV da Capital. Todavia, a assessoria do órgão ainda não se manifestou sobre um eventual vazamento de informação, e prometeu uma coletiva para detalhar a operação às 15h de hoje.