Pelo menos 50 agentes participam da ação

Equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) estiveram na casa e na clínica do vereador reeleito de Corumbá, Yussef Mohamad El Sala (PDT). Os agentes estão na cidade por conta de Operação Xadrez, que foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (23) na cidade que fica a 444 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o site local, Folha MS, dois promotores de Campo Grande e dois criminais de Corumbá atuam diretamente na operação. Não há informação se o vereador foi preso ou se na casa dele foi cumprido mandado de busca e apreensão. Ele estava na clínica no momento da ação e foi levado pelos agentes da Gaeco, mas não há detalhes se foi preso ou conduzido coercitivamente.

Ainda de acordo com o site, ao menos 50 agentes do Gaeco estiveram em vários pontos da cidade desde as 5 horas, além do presídio da cidade, onde atuam com auxílio de equipes do Batalhão de Choque de Campo Grande. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o objetivo é cumprir nove mandados de prisão, 12 de buscas e apreensão e uma condução coercitiva.

O alvo principal da operação seriam presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) que cumprem mandado no presídio de Corumbá, onde equipes estiveram desde as primeiras horas desta manhã. Mas, outras casos e pessoas também ligadas ao crime organizado estão sendo procuradas.

De acordo com a promotoria da Comarca de Corumbá, ainda não há nada concluso, mas materiais apreendidos já começam a chegar na sede do órgão no município. 

*Matéria alterada às 11h para acréscimo de informações