34 mandados judiciais são cumpridos

A cumpre a manhã desta quinta-feira (1°) em três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco mandados judiciais na investigação de um esquema de manipulação no trâmite de processos e resultados de julgamentos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Aproximadamente 100 policiais participam da operação, que cumpre 34 mandados judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Entre os anos de 2006 e 2015 a operação aponta a existência de um conluio entre um conselheiro do Carf e uma instituição financeira. O esquema envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria, segundo a Polícia Federal.

Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro. A foi deflagrada no dia 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, causando grande prejuízo aos cofres públicos.

Em São Paulo foram 19 buscas e 11 conduções coercitivas, no Rio de Janeiro 1 busca e 1 condução coercitiva e em Pernambuco 1 busca e 1 condução coercitiva.