Deputados debatem projeto que fixa efetivo de PMs e bombeiros
Representantes das categoriais acompanharam os trabalhos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Representantes das categoriais acompanharam os trabalhos
Os deputados estaduais Cabo Almi (PT) e Professor Rinaldo (PSDB) debateram, durante a sessão plenária desta terça-feira (29/9), projetos do Governo do Estado que fixam o efetivo de policiais militares e bombeiros em Mato Grosso do Sul. Representantes das categoriais acompanharam os trabalhos no plenário Deputado Júlio Maia.
Professor Rinaldo, que é líder do governo na Casa de Leis, ocupou a tribuna para dizer que o encaminhamento das propostas é uma prerrogativa do Governo do Estado e ressaltar as ações já realizadas no âmbito da segurança pública. Segundo ele, o Estado ocupa o primeiro lugar em todo o Brasil no ranking da elucidação de homicídios, com cerca de 70% de resolutividade dos casos.
“O governo elencou a saúde como prioridade número um e a segurança aparece como número dois, mas nem tudo conseguimos realizar no que tempo que gostaríamos”, explicou. O parlamentar também respondeu a uma das principais reclamações dos policiais, relacionada à falta de viaturas. “Temos 300 viaturas licitadas e a culpa não é do governo, mas da burocracia, que é um câncer neste País”, disse. Lembrou que também tem parentes que atuam na área da segurança pública e, portanto, conhece as dificuldades enfrentadas pelos servidores.
“Sabemos o que acontece e brevemente teremos as viaturas nas ruas”, garantiu. Cabo Almi, em aparte, demonstrou a indignação dos policiais e bombeiros, descontentes com o teor dos projetos encaminhados à Casa de Leis pelo Executivo. Para ele, além dos dispositivos que restringem as promoções, e consequentemente reduzem as vagas para novos concursos, os servidores cobram mais investimentos em infraestrutura. “São seres humanos empenhados em fazer o melhor, que muitas vezes arriscam a vida para fazer a segurança e não têm sequer uma viatura para fazer o trabalho”, enfatizou.
O deputado disse que o governo deve ter “mais força de vontade e interesse” para priorizar a segurança pública. Projetos – As matérias determinam os quadros efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para o quadriênio 2015 e 2018. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 008/2015 fixa o quadro dos bombeiros para o período em 3.732 integrantes, distribuídos nos postos e nas graduações dos quadros da corporação.
Já o PLC 009/2015, tem por objetivo regular nomeação e exoneração do efetivo nos cargos de direção e subdireção dos postos de comando da Corporação dos Bombeiros. O PLC 007/2015 fixa em 9.142 integrantes o efetivo da PM para 2015. Em 2016, a previsão é de 9.300 servidores e, em 2017, a previsão é de 9.458 policiais. Para 2018, o total previsto é de 9.616. O quadro da Polícia Militar ainda poderá ser estruturado, por meio do PLC 006/2015, que permitirá a troca de diretores e ainda a criação da Assessoria Parlamentar e Coordenadoria Jurídica.
Os projetos foram aprovados em primeira discussão, em plenário, com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Foram apresentadas emendas, rejeitadas, e os projetos serão agora colocados em pauta para votação em segunda discussão, com pareceres das comissões de mérito.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Está na lista? Prefeitura convoca auxiliar administrativo e de manutenção
Os convocados para ambas as vagas devem comparecer à sede da SAS na próxima segunda-feira (16)
Com caminhada em bairro, Cotolengo quer alertar para importância da acessibilidade
A caminhada é uma forma de evidenciar a importância da acessibilidade nas ruas da cidade
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.