AGORA: ministro da Justiça e presidente da Funai chegam a Campo Grande

Ambos seguem para a Governadoria de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ambos seguem para a Governadoria de MS

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio)João Pedro Gonçalves da Costa chegaram a Campo Grande por volta das 9h50 desta quarta-feira (2) em um jato.

Ambos desembarcaram no hangar do Estado e não devem falar com a imprensa no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Eles seguem para a Governadoria, onde se reúnem às 10h30 com fazendeiros de Mato Grosso do Sul e o governador Reinaldo Azambuja.

Às 13 horas, a reunião será feita com as lideranças indígenas e está prevista uma coletiva para as 14 horas. João da Costa assumiu o cargo em junho e prometeu acelerar o processo de demarcação de terras indígenas no Brasil.

As autoridades vieram ao Estado para tentar resolver a questão da retomada de terras em Antônio João, distante 402 quilômetros de Campo Grande. Duas fazendas estão invadidas pelos índios, que pedem a aceleração da demarcação da área indígena Ñanderu Marangatu.

A área foi reconhecida como indígena em 2005 e devolvida aos fazendeiros após briga judicial. No último sábado (29), o índio Semião Vilhalva, de 24 anos, morreu em decorrência dos confrontos. 

Conteúdos relacionados