Policiais paraguaios confiscam 13 toneladas de maconha destinadas ao Brasil

Agentes antidrogas do Paraguai confiscaram 13 toneladas de maconha em uma operação em uma plantação ilegal ao leste do país, perto da fronteira com o Brasil, país onde a droga seria destinada, informou nesta quarta-feira a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). A operação aconteceu em uma região florestada do departamento de Amambay, fronteiriço com o Brasil, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Agentes antidrogas do Paraguai confiscaram 13 toneladas de maconha em uma operação em uma plantação ilegal ao leste do país, perto da fronteira com o Brasil, país onde a droga seria destinada, informou nesta quarta-feira a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

A operação aconteceu em uma região florestada do departamento de Amambay, fronteiriço com o Brasil, onde os agentes detectaram quatro acampamentos clandestinos com várias parcelas de cultivo da erva em seu entorno e 13 toneladas de maconha já pronta para a venda, segundo um comunicado da Senad.

Os policiais destruíram as plantas em fase de crescimento, que poderiam ter gerado outras 27 toneladas da droga, e expropriaram as 13 toneladas que já estavam secando para a venda.

Os nove hectares de cultivos estavam escondidos entre massas florestadas, fáceis de identificar do alto.

Segundo a Senad, se a mercadoria tivesse chegado ao mercado negro, poderia ter gerado US$ 1,2 milhão.

O Paraguai é o principal produtor de maconha da América do Sul e o segundo na América, atrás apenas do México, com uma produção aproximada de 45 mil toneladas por ano, segundo dados oficiais.

Ao todo, 80% da maconha produzida no país são enviados ao Brasil, enquanto o resto é mandado para a Argentina, Uruguai e Chile, onde o quilo pode chegar a US$ 1 mil.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados