Reino Unido considera aderir à nova Comunidade Política Europeia
Primeira-ministra, Liz Truss, votou contra o Brexit
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira-ministra conservadora britânica, Liz Truss, que assumiu do dia 6 e no passado votou contra o Brexit, estaria avaliando se deve trabalhar para que o Reino Unido passe a integrar uma nova Comunidade Política Europeia, cuja criação foi defendida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
A imprensa britânica, citando fontes de Downing Street, diz que a primeira-ministra pediu mais informações sobre o projeto antes de decidir se participará da primeira reunião formal para lançar o grupo, marcada para outubro, em Praga, capital da República Checa.
Quando o líder francês propôs a ideia do grupo, em maio, ele argumentou que não pretendia que fosse uma substituição à União Europeia. O objetivo, segundo ele, era criar uma espaço para permitir a discussão de algumas questões importantes compartilhadas com nações que não integram o bloco atualmente, como segurança, energia, transporte e circulação de pessoas.
De acordo com a rede britânica BBC, autoridades do Reino Unido estão buscando garantias de que a reunião não será dominada por países ou instituições da UE. Segundo fontes citadas pela rede, o Reino Unido gostaria de ver outras peças importantes, de fora do bloco, participando do encontro. A rede lembra que projetos semelhantes têm surgido há décadas, mas a reunião em Praga é o primeiro grande impulso desde a saída do Reino Unido da União Europeia.
A questão, segundo o The Independent, pode ser abordada nos encontros que Truss manterá esta semana em Nova York, para onde viajou para participar da Assembleia-Geral da ONU. Ela deve se reunir nesta quarta-feira com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O Reino Unido passou a ser impedido de participar das cúpulas do Conselho Europeu desde que deixou a UE em 31 de janeiro de 2020. Mas, de acordo com o Independent, Truss está ponderando os impactos políticos em casa de uma eventual entrada do Reino Unido para a nova comunidade, o que poderia deixá-la do lado oposto aos conservadores eurocéticos.
Segundo a BBC, todos os 27 membros da UE serão convidados, bem como o Reino Unido, Ucrânia, Noruega, Suíça e Turquia. A rede acrescenta que seis nações dos Balcãs Ocidentais também devem ser convidadas, junto com Islândia, Liechtenstein, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. Citando fontes no bloco, a BBC afirma que um memorando prévio já foi enviado, mas os convites formais ainda serão encaminhados.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Dois homens são presos mantendo relação sexual em Parque de Dourados
Flagrante foi realizado durante rondas da Guarda Municipal
Durante telefonema, homem fica com ciúme e agride namorada em Dourados
“Com quem você tá falando”?, questionou o agressor antes da discussão
Operadoras poderão mudar preço de plano no meio do contrato
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Anatel
Dona de Pizzaria tem whatsapp da empresa clonado após pedido de suposto cliente
O golpista pediu duas pizzas para disfarçar e teve acesso ao número comercial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.