Novos ataques russos deixam ao menos 18 mortos no sul da Ucrânia

Os bombardeios ocorreram poucas horas depois do encerramento da cúpula dos líderes da Otan.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Imagem: Reprodução)

Ao menos 18 pessoas morreram nesta sexta-feira, 1º, em dois ataques russos na região de Odessa, no sul da Ucrânia. Os bombardeios ocorreram poucas horas depois do encerramento da cúpula dos líderes da Otan, em Madri, em que a aliança confirmou a liberação de novos pacotes de auxílio para o governo ucraniano e classificou a Rússia como a principal ameaça à segurança global.

Segundo o serviço de emergência ucraniano, “aeronaves estratégicas russas voando sobre o Mar Negro” lançaram o ataque em Odessa. Um míssil atingiu um edifício residencial de nove andares e o outro, um centro de recreação no bairro de Bilhorod-Dnistrovski.

“Aconteceu o pior cenário possível e dois aviões estratégicos chegaram à região de Odessa”, disse o porta-voz da administração regional da cidade, Sergei Bratchuk.

O serviço de emergência ucraniano disse inicialmente que 17 pessoas morreram e 30 ficaram feridas. No entanto, Kirilo Timochenko, um assessor presidencial, escreveu mais tarde no Telegram que o número de mortos havia subido para 18 – incluindo 2 crianças.

Cerco

O ataque ocorre em um momento em que forças ocidentais tentam apertar o cerco a Moscou. Em Madri, além da nova diretriz de segurança da Otan, países como EUA e Reino Unido confirmaram o envio de mais armas e ajuda financeira à Ucrânia. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Conteúdos relacionados