EUA afirma que Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento

Declaração foi dada nesta terça-feira pela porta-voz da Casa Branca

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Tropas da Rússia em movimento próximas da fronteira com a Ucrânia
Tropas da Rússia em movimento próximas da fronteira com a Ucrânia

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta terça-feira (18) que a administração dos EUA acredita que a Rússia está em um ponto no qual poderia atacar a Ucrânia a qualquer momento. Moscou têm movimentado tropas na fronteira com o país.

Segundo a representante, a postura dos Estados Unidos é de mostrar a Moscou que “há dois caminhos”, e que, caso os russos não sigam o diplomático, irão sofrer as consequências, inclusive econômicas. Em coletiva de imprensa diária, Psaki disse que impedir o gasoduto Nord Stream 2 é uma ferramenta possível, e que Washignton segue em contato com aliados sobre o tema, em especial a Alemanha.

Segundo ela, o momento atual é uma situação muito perigosa, e que foi criada pela movimentação de tropas por parte do presidente Vladimir Putin. Em um encontro marcado do secretário de Estado Anthony Blinken e o ministro das relações exterior da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra, o americano irá pedir ao homólogo uma desescalada de tensões, segundo Psaki, e “irá mostrar que há caminho diplomático para resolução”. Blinken visitará ainda a Ucrânia nesta semana, e terá uma reunião com o presidente do país, Volodymyr Zelenskyy. (Com informações do Estadão Conteúdo).

Conteúdos relacionados