China muda forma de divulgação de dados diários de covid antes de pico do surto
Comissão Nacional de Saúde da China trocará boletins diários por publicação no Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças para referência e pesquisa
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A autoridade central de saúde da China parou de publicar dados diários de covid-19, encerrando um esforço de três anos que atraiu críticas crescentes por subnotificar maciçamente o aumento de infecções que agora varre o país.
Em anúncio feito neste domingo (25), a Comissão Nacional de Saúde da China disse que não emitiria mais seu relatório diário sobre infecções e mortes pela doença. Em vez disso, as informações passarão a ser publicadas pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças para referência e pesquisa, afirmou, sem fornecer mais informações. No mais recente relatório diário de ontem, sábado (24), a entidade disse que ocorreram pouco mais de 4.100 casos transmitidos localmente registrados no dia anterior e nenhuma morte.
As dúvidas sobre a o grau de confiabilidade dos dados fornecidos pela China não são recentes. Há, porém, um abismo cada vez maior entre números oficiais e as evidências de um número mais expressivo de infecções. Hospitais e crematórios estão lotados, enquanto as farmácias em diversidades grandes cidades ficaram sem remédios para febre e resfriado à medida que as pessoas adoecem, informou o The Wall Street Journal.
“A China não tem dados confiáveis para relatar”, disse o epidemiologista da Universidade de Hong Kong, Ben Cowling, apontando para a decisão de Pequim neste mês de interromper os testes generalizados para o vírus. A falta de dados significa que as autoridades não podem prever com precisão quando as infecções atingirão o pico, o que prejudicaria a capacidade de elaborar medidas apropriadas em resposta, afirmou. (Dow Jones Newswires)
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
TRE-MS nega recurso do prefeito de Costa Rica e mantém multa por propaganda antecipada
Decisão consta no Diário da Justiça Eleitoral
Suspeito de matar homem em espaço de festas no Iracy Coelho responde por 2 homicídios
Crimes aconteceram em 2015. Um deles em Campo Grande, quando duas pessoas foram assassinadas a tiros em rixa
VÍDEO: Encontrado morto em calçada foi agredido e baleado dentro de casa de festa
Ele caiu morto a poucos metros do local, na calçada de uma casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.