Um animal aquático raro chamado cachalote branco, estrela da literatura no clássico “Moby Dick” foi avistado na costa da Jamaica. No dia 29 de novembro, por marinheiros de navio-tanque de gás. O capitão Leo van Toly, gravou um vídeo do animal perto da superfície da água, enviou a sua companheira de navegação, Annemarie van den Berg diretora de uma organização de preservação das baleias na Holanda. Após a confirmação de que a grande baleia era um cachalote branco, a instituição compartilhou o vídeo em seu Facebook.

Na literatura, de Herman Melville, Moby Dick é um temido cachalote branco e caçado pelo vingativo Capitão Ahab, pois ele perdeu a perna para a baleia. O livro é narrado por um marinheiro chamado Ishmael que declarou a famosa frase: “Foi a brancura da baleia que me horrorizou”, ao se referir à sua palidez.

Embora o personagem de Moby Dick não fosse real, cachalotes brancos são reais, um animal com condições de albinismo e leucismo, o que o deixam com a cor branca e afetam a capacidade das baleias de produzirem melanina.

“Não sabemos o quão raros são os cachalotes”, disse Shane Gero, um especialista em cachalotes, no Canadá “Mas eles são vistos de vez em quando.” Concluiu.

Segundo Gero, não é possível termos um número exato desses animais, visto o tamanho do oceano, cachalotes (Physeter macrocephalus) são difíceis de estudar, por serem ariscos e poderem mergulhar nas profundezas do mar por um período longo. “É fácil para uma baleia se esconder, mesmo uma que seja tão longa quanto um ônibus escolar”, disse Shane . “Portanto, mesmo que houvesse muitos cachalotes brancos, simplesmente não os veríamos com muita frequência.”

Outras apararições

Segundo o site hypeness. O último avistamento documentado de um cachalote branco ocorreu em 2015 na ilha italiana da Sardenha. No entanto, também ocorreram avistamentos na Dominica (nas Caraíbas) e nos Açores (no Atlântico) nos últimos anos, disse Gero. É possível que o avistado na Jamaica seja o mesmo da Dominica, mas isso não está claro, acrescentou.

Também há avistamentos ocasionais de baleias brancas entre outras espécies (além das belugas, cuja cor normal é o branco). Uma baleia-jubarte albina chamada Migaloo tem sido avistada com frequência nas águas australianas desde 1991, de acordo com a Pacific Whale Foundation. E em julho, os observadores de baleias no Japão avistaram um par de baleias assassinas brancas, que provavelmente eram albinas, informou a Live Science na época.