Paraíso tropical enfrenta estado de emergência por vazamento de óleo em navio

Após uma mancha de olho cortar as águas cristalinas do Oceano Índico desde a semana passada, chegando até as praias das Ilhas Maurício, os moradores da região tiveram que organizar formar de se ajudarem para enfrentar a emergência ambiental. Conforme publicação do G1, os moradores da ilha estão utilizando cilindros permeáveis de cabelo e folhas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após uma mancha de olho cortar as águas cristalinas do Oceano Índico desde a semana passada, chegando até as praias das Ilhas Maurício, os moradores da região tiveram que organizar formar de se ajudarem para enfrentar a emergência ambiental.

Conforme publicação do G1, os moradores da ilha estão utilizando cilindros permeáveis de cabelo e folhas para tentar limpar o óleo que começou a vazar do navio.

Estima-se que ao menos mil toneladas de óleo vazaram do navio MV Wakashio, de propriedade da Nagashiki Shipping Company e operado pela Mitsui OSK Line.

O óleo começou a ser despejado após o navio atingir um recife próximo da ilha.

Romina Tello, 30 anos, fundadora da agência de ecoturismo Mauritius Conscious, ajudou a limpar a lama negra dos manguezais durante todo o final de semana.

Ao G1, Romina relatou que os moradores do local estavam fazendo cilindros para flutuar no mar com folhas de cana-de-açucar, garrafas plásticas e cabelos doados por voluntários. Ela explicou que o cabelo absorve o óleo, mas não a água.

Estimasse que das 1.000 toneladas vazadas, cerca de 500 toneladas já foram recuperadas.

Conteúdos relacionados