Na madrugada de sexta-feira (26), uma em Teerã, no , pintou o céu da cidade de laranja e despertou questionamentos. No local, existe uma base militar chamada Parchin, onde supostamente seria conduzida uma parte do programa militar iraniano.

Por nota, o Ministério da Defesa do Irã afirmou que a explosão aconteceu em um tanque de gás próximo da base, mas não dentro. Disse também que os bombeiros controlaram as chamas que apareceram depois e que ninguém se feriu no incidente.

Antes que a nota fosse publicada, porém, a explosão se tornou alvo de diversas teorias. Por horas, os detalhes do incidente continuaram sendo um mistério, alimentando especulações, já que a TV iraniana relatou apenas que as autoridades estavam “investigando a luz brilhante e o ” perto de Teerã.

Moradores da região postaram vídeos dos momentos após a explosão, questionando o que havia acontecido. Em uma das imagens, é possível ver a luz laranja emitida pela detonação. Algumas pessoas relatam terem ouvido um estrondo.

Analistas militares questionaram se a explosão foi um acidente ou foi causada por sabotagem, dada a importância do complexo de Parchin para o programa nuclear iraniano e para o governo.