Pesquisadores australianos criam fonte de texto que ajuda na memorização

Equipe de pesquisadores australianos desenvolveram uma fonte de texto que pode auxiliar na memorização. Universitários da Escola de Design RMIT, da Austrália, a nomearam de Sans Forgetica. Os pesquisadores aplicaram princípios de psicologia cognitiva para dar um efeito de “dificuldade desejável”, com o objetivo de tornar a fonte mais díficil de ler. Segundo o site […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Equipe de pesquisadores australianos desenvolveram uma fonte de texto que pode auxiliar na memorização. Universitários da Escola de Design RMIT, da Austrália, a nomearam de Sans Forgetica.

Os pesquisadores aplicaram princípios de psicologia cognitiva para dar um efeito de “dificuldade desejável”, com o objetivo de tornar a fonte mais díficil de ler. Segundo o site Tecmundo, o processo consiste na retirada de “pedaços” das palavras, o que obriga o leitor a se esforçar mais para ler.

De acordo com os australianos, essa dificuldade a mais faz com que a pessoa lembre melhor do que leu. A chefe do laboratório de Comportamento de Negócios do RMIT, Jo Peryman, informou que retiraram apenas o suficiente do design da palavra para tornar a leitura mais difícil mas não ilegível.

É possível realizar download da fonte através do site da Universidade e pode ser utilizada para qualque tipo de texto.

Conteúdos relacionados