Nasa descobre que a lua tem dois depósitos de gelo

A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), divulgou na tarde desta segunda-feira (20) a descoberta de dois polos na lua, essas duas áreas comprovam a existência de superfícies de gelo. De acordo com a Agência Brasil são áreas mais escuras, distribuídas de forma irregular e que têm características de formações antigas e distintas. No pólo sul […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), divulgou na tarde desta segunda-feira (20) a descoberta de dois polos na lua, essas duas áreas comprovam a existência de superfícies de gelo.

De acordo com a Agência Brasil são áreas mais escuras, distribuídas de forma irregular e que têm características de formações antigas e distintas.

No pólo sul da lua, o gelo se concentra em crateras lunares, já no norte ele é mais distribuído e em menor quantidade.

— NASA (@NASA) August 20, 2018

Nas partes mais escuras e mais frias dos pólos da Lua, depósitos de gelo foram encontrados. No pólo sul, a maior parte do gelo está concentrada nas crateras lunares, enquanto o gelo do pólo norte é mais amplamente distribuído, mas escassamente espalhado“, afirma a publicação da agência.

A descoberta foi realizada pelo estudo de cientistas das Universidades do Havaí, Brown e do Centro de Pesquisas da Nasa. A equipe é liderada pelos pesquisadores Shuai Li, da Universidade do Havaí e Brown University, e Richard Elphic, da Nasa.

Os dados que permitiram a pesquisa foram captados por um instrumento da Nasa, chamado Moon Mineralogy Mapper (M3), ele identifica aspectos específicos da água, diferenciando-a tanto em gelo quanto em vapor. O equipamento foi enviado ao espaço na nave não tripulada Chandrayaan-1, que foi lançada em 2008.

Conteúdos relacionados