Movimento antivacina é responsável por um dos maiores surtos de catapora nos EUA
O estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos sofre seu maior surto de catapora em décadas. Autoridades alertam para os perigos da falta de imunização. Segundo reportagem do portal BBC, o Departamento de Saúde da Carolina do Norte relata em comunicado a gravidade da situação. “Este é o maior surto de catapora que as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos sofre seu maior surto de catapora em décadas. Autoridades alertam para os perigos da falta de imunização.
Segundo reportagem do portal BBC, o Departamento de Saúde da Carolina do Norte relata em comunicado a gravidade da situação.
“Este é o maior surto de catapora que as autoridades de saúde têm conhecimento desde que a vacina está disponível”, afirmou o departamento.
Entre as causas apontadas por especialistas está a comunidade antivacina, ativa da região. Na última sexta-feira, uma escola do estado identificou 36 alunos com a doença. O colégio tem alta taxa de dispensa da vacinação, dos 152 alunos, 110 não foram vacinados.
A reportagem revela que das crianças matriculadas no jardim de infância, apenas nesta escola, 67,9% dos alunos pediram dispensa da imunização. A lei na Carolina do Norte permite a dispensa de vacinação por motivos médicos ou religiosos.
“Quando vemos um grande número de crianças e adultos não imunizados, sabemos que uma doença como catapora pode se espalhar facilmente por toda a comunidade – em nossos playgrounds, mercearias e equipes esportivas.”, afirmou à BBC a diretora médica do condado, Jennifer Mullendore, através de comunicado.
Brasil
No Brasil, a vacina contra a catapora é oferecida gratuitamente nos postos de saúde. Ao contrário da legislação nos EUA, a imunização no Brasil é obrigatória, os pais que que não vacinam seus filhos podem ser multados ou até mesmo processados por negligência e maus tratos.
A catapora é uma infecção viral, ela causa erupções na pele, coceiras e febre. Em casos mais graves pode levar a inflamações, pneumonia e até morte. Sua transmissão acontece por meio do contato, tosse e espirros.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.