Movimento antivacina é responsável por um dos maiores surtos de catapora nos EUA

O estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos sofre seu maior surto de catapora em décadas. Autoridades alertam para os perigos da falta de imunização. Segundo reportagem do portal BBC, o Departamento de Saúde da Carolina do Norte relata em comunicado a gravidade da situação. “Este é o maior surto de catapora que as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos sofre seu maior surto de catapora em décadas. Autoridades alertam para os perigos da falta de imunização.

Segundo reportagem do portal BBC, o Departamento de Saúde da Carolina do Norte relata em comunicado a gravidade da situação.

“Este é o maior surto de catapora que as autoridades de saúde têm conhecimento desde que a vacina está disponível”, afirmou o departamento.

Entre as causas apontadas por especialistas está a comunidade antivacina, ativa da região. Na última sexta-feira, uma escola do estado identificou 36 alunos com a doença. O colégio tem alta taxa de dispensa da vacinação, dos 152 alunos, 110 não foram vacinados.

A reportagem revela que das crianças matriculadas no jardim de infância, apenas nesta escola, 67,9% dos alunos pediram dispensa da imunização. A lei na Carolina do Norte permite a dispensa de vacinação por motivos médicos ou religiosos.

“Quando vemos um grande número de crianças e adultos não imunizados, sabemos que uma doença como catapora pode se espalhar facilmente por toda a comunidade – em nossos playgrounds, mercearias e equipes esportivas.”, afirmou à BBC a diretora médica do condado, Jennifer Mullendore, através de comunicado.

Brasil

No Brasil, a vacina contra a catapora é oferecida gratuitamente nos postos de saúde. Ao contrário da legislação nos EUA, a imunização no Brasil é obrigatória, os pais que que não vacinam seus filhos podem ser multados ou até mesmo processados por negligência e maus tratos.

Catapora
A catapora é uma infecção viral, ela causa erupções na pele, coceiras e febre. Em casos mais graves pode levar a inflamações, pneumonia e até morte. Sua transmissão acontece por meio do contato, tosse e espirros.

Conteúdos relacionados