Vice-presidente dos EUA diz que busca alianças para isolar Coreia do Norte

Mike Pence visita Japão para traçar estratégias para isolar norte coreanos
| 18/04/2017
- 15:06
Vice-presidente dos EUA diz que busca alianças para isolar Coreia do Norte

Mike Pence visita Japão para traçar estratégias para isolar norte coreanos

Em visita a Tóquio, no Japão, o vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, afirmou que o país irá "aplicar mais pressão diplomática e econômica" sobre a para tentar impedir os coreanos de continuarem suas pesquisas com armas nucleares.

Para isso, os EUA devem buscar um "acordo com a comunidade internacional", mantendo "todas as opções abertas" para lidar com os norte coreanos. As informações são da Agência EFE.

Em entrevista coletiva em Tóquio, Pence afirmou que a política administrativa do presidente Donald Trump é "dialogar com todos os aliados na região e do resto do mundo".

"O diálogo é necessário, mas também é necessário exercer a pressão", afirmou o vice-presidente. Pence reforçou que os EUA devem manter a Coreia do Norte sob um "maior isolamento".

O vice salientou que os EUA vinham mantendo uma política de "paciência estratégica" perante a Coreia do Norte, o que teria fracassado perante as provocações e promessas descumpridas de Pyongyang, capital norte coreana.

As principais forças às quais os EUA devem se unir para isolar o país são a China, o Japão e a Coreia do Sul que, segundo Pence, "mantiveram ao longo do tempo uma postura a favor da desnuclearização da península da Coreia".

Pence esteve também com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com quem conversou sobre uma estratégia comum para responder aos testes armamentistas do regime coreano. O último teste de ogivas ocorreu neste domingo (16).

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Veja também

O acordo foi assinado durante a cúpula da Otan em Madri.

Últimas notícias