Pular para o conteúdo
Mundo

Sobe para 92 número de mortos após bomba jogada pelos EUA

‘Mãe de todas as bombas’ foi lançada no Afeganistão na quinta
Arquivo -
Estado Islâmico assumiu autoria do ataque
Estado Islâmico assumiu autoria do ataque

‘Mãe de todas as bombas’ foi lançada no Afeganistão na quinta

O lançamento da ‘mãe das bombas’, realizada pelos Estados Unidos em um núcleo do (EI) no Afeganistão já resulta na morte de 92 pessoas ligadas ao EI, conforme o jornal O Estado de . As informações são de autoridades da Província de Nangarhar, que descartaram vítimas civis.

Nesta sexta-feira o Pentágono divulgou nesta sexta-feira, um vídeo, que mostra o momento do impacto da bomba GBU-43 NO Afeganistão. Conforme a Agência Brasil, 36 pessoas do Estado Islâmico (EI) morreram.

No vídeo, as imagens mostram o artefato caindo na ladeira de uma montanha do distrito de Achin, na província de Nangarhar, com uma potência equivalente a 11 toneladas de TNT. Uma imensa coluna de fumaça e escombros aparece após a explosão, que acontece antes de tocar a terra para criar uma potente onda expansiva capaz de derrubar túneis e bunkers ao gerar um pequeno terremoto.

“No vídeo é possível observar o avanço da onda expansiva em uma área montanhosa e remota do leste afegão na qual o EI, que chama a essa região da Ásia central de Khorasan (província de seu autoproclamado califado), tinha se fortalecido”, explica a Agência Brasil.

A ofensiva foi realizada na noite de ontem (13), às 19h32, no horário local, 12h02 de . Conforme a Agência Brasil, o número de atingidos ainda é incerto, e podem ser milhares. Informações repassada à Agência EFE por um porta-voz do Ministério de Defesa afegão, Muhammad Radmanish, afirma que morreram “pelo menos 36 membros do EI”.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, declarou que o objetivo era destruir um “sistema de túneis e cavernas” do EI no Afeganistão que “lhes permitia mover-se com liberdade e atacar com mais facilidade os militares americanos e as forças afegãs”.

A Agência Brasil explica que a bomba existe desde 2003, mas só havia sido utilizada em testes, e foi elaborada “não só para destruir bunkers e túneis, mas como arma psicológica, pelo impacto que deixa nos sobreviventes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cocaína

‘Zeus’ entra em ação e expõe mula que levava cocaína de Campo Grande para São Paulo

depac maconha atentado

Arma falha e empresário escapa de atentado no Universitário

americanas

Americanas obtém mais de R$ 500 milhões em descontos para quitar dívidas com a União

carla zambelli

‘Em breve ela será extraditada’, diz Lewandowski sobre deputada foragida Carla Zambelli

Notícias mais lidas agora

israel

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

bolsonaro

Bolsonaro estaria disposto a apoiar Tarcísio em 2026 com Michelle de vice

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre em hospital de Dourados após queda de telhado

Acidente aconteceu na última quinta-feira, conforme relato da filha da vítima

Cotidiano

Sábado amanhece gelado e com alerta de tempestade em 51 cidades de MS

Aviso indica chuvas de até 50 mm, raios, riscos de alagamentos, queda de árvores e de energia elétrica

Sérgio Cruz - O dia na história

2013 – Hidrelétrica de São Domingos entra em operação

Iniciada em 2009 entra em operação em 14 de junho de 2013, a primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica São Domingos, em Mato Grosso do Sul

Charge

Clima bipolar