Coreia do Norte lança míssil mas ataque é mal-sucedido, dizem EUA e Coreia do Sul

Tipo de míssil não foi identificado
| 16/04/2017
- 04:40
Coreia do Norte lança míssil mas ataque é mal-sucedido, dizem EUA e Coreia do Sul

Tipo de míssil não foi identificado

A desafio os Estados Unidos e lançou, sem sucesso, um novo míssil na manhã deste domingo (16) (horário da Ásia), segundo fontes militares sul-coreanas e os Estados Unidos. De acordo com as informações, o míssil foi lançado da região de Sinpo, costa leste coreana. O tipo de míssil não foi identificado.

Mesmo mal-sucedida, a ofensiva contra os Estados Unidos vem um dia após tropas norte-coreanas desfilarem nas ruas de Pyongyang portando um suposto novo míssil nuclear. No evento, que comemorou o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país, foi mostrado um tipo de projétil nunca antes mostrado em público e que poderia ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

Os especialistas na matéria estão analisando ainda as características deste novo projétil que, advertem, poderia ser falso, já que não é a primeira vez que o regime exibe em desfiles maquetes falsas de mísseis que está desenvolvendo.

Além de mostrar hoje mísseis de alcance médio Musudan e o misterioso e temido KN-08, que é disparado de plataforma móvel e que ainda não foi testado com sucesso, desfilaram na praça Kim Il-sung vários dos últimos desenvolvimentos do regime como o Pukguksong-1 e o Pukguksong-2, exibidos em público pela primeira vez.

O primeiro deles é um míssil balístico lançado de submarino (SLBM) e o segundo, um projétil de alcance médio que se lança de plataforma móvel e que foi testado pela primeira vez em fevereiro e em abril, teste que levou Washington a responder com o envio de um porta-aviões nuclear para a península da Coreia.

Veja também

Bicampeã olímpica pelos EUA foi detida em fevereiro em Moscou

Últimas notícias