Forte terremoto gera tsunami na Nova Zelândia

Tremor foi de 7,1 graus de magnitude

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tremor foi de 7,1 graus de magnitude

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude na escala Richter que sacudiu nesta quinta-feira a costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia gerou um leve tsunami que não causou danos, informaram veículos de comunicação locais.

O alerta de tsunami que estava vigente para Ilha Norte, incluindo a costa leste e a cidade de Auckland, foi cancelado pouco depois, mas a Defesa Civil ainda pede que a população evite o litoral entre Northland e Gisborne, segundo a emissora Newstalk

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico indicou que o tremor gerou ondas de 21 centímetros durante 16 minutos e recomendou que se mantenha a precaução nas áreas do litoral.

O terremoto, um dos mais fortes na Nova Zelândia, teve seu epicentro 167 quilômetros ao nordeste de Gisborne e uma profundidade de 30,7 quilômetros, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica no mundo.

Nas horas seguintes foram registradas várias réplicas, entre elas uma de 6,2 graus e espera-se que a tendência continue nos próximos meses, segundo a Agência Geológica Neozelandesa (GNS).

“A previsão é de uma sequência contínua (de sismos) de magnitude 5 e 4″, disse Bill Fry, sismólogo da GNS, em declarações citadas pelo jornal New Zealand Herald.

 

 

Conteúdos relacionados