Colégio Eleitoral nos Estados Unidos vota para ratificar eleições
538 delegados vão votar para confirmar vitória de Trump
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
538 delegados vão votar para confirmar vitória de Trump
O colégio eleitoral norte-americano reúne-se nesta segunda-feira (19) em todos os estados do país para ratificar o resultado das eleições presidenciais. Ao todo 538 delegados vão votar para confirmar a vitória do republicano Donald Trump. O que era para ser uma mera formalidade no processo eleitoral, a homologação do colégio eleitoral do resultado das eleições presidenciais norte-americanas, está causando protestos nos Estados Unidos.
No Texas, na Pensilvânia e na Carolina do Norte manifestantes pediram que os delegados impeçam a vitória de Trump, deixando a decisão para o Congresso do país. Geralmente os delegados seguem a orientação do partido que venceu no estado e somente referendam o resultado.
Nestas eleições, parte da opinião pública protesta e pressiona os delegados com petições eletrônicas em favor da mudança de voto do colégio eleitoral. Em uma delas, mais de 4 milhões de norte-americanos pediram que o colégio eleitoral mude o voto e decida não eleger Trump.
Os delegados são cidadãos escolhidos pelos partidos políticos e cabe a eles depositar em urnas um “certificado de voto” para confirmar o resultado do processo eleitoral feito em novembro.
Os nomes são designados pelo partido vencedor em cada estado. Os delegados escolhidos, em teoria, acompanham o voto das eleições nos estados. Por isso Donald Trump deve ter seu nome ratificado, porque ele obteve 306 delegados, 36 a mais que os 270 necessários para uma vitória no colégio eleitoral.
A controvérsia em torno da votação do colégio eleitoral advém do fato de Trump não ter vencido com maioria dos votos populares e também pelas escolhas que já fez para o seu gabinete, que desagradam até mesmo os republicanos.
Até agora somente um delegado do Texas se manifestou publicamente e disse que vai votar contra a orientação (Trump venceu no estado), em favor de sua consciência. A expectativa é de que o nome de Trump seja ratificado, ainda que possa haver mais dissidentes no colégio eleitoral este ano.
O resultado da votação do colégio eleitoral será conhecida no dia 6 de janeiro, quando os votos serão contados pelo Congresso dos Estados Unidos. Em uma hipótese de o colégio eleitoral decidir por não aprovar a eleição de Trump, a decisão caberia aos parlamentares.
Ao contrário, se o nome dele for ratificado, Donald Trump tomará posse no dia 20 de janeiro de 2017.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.