Rei pede diálogo e unidade à Espanha na véspera do Natal

  Felipe VI fez apelo nesta quinta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
 
Felipe VI fez apelo nesta quinta-feira

O rei Felipe VI fez um apelo solene ao diálogo e à unidade, nesta quinta-feira, na tradicional mensagem da Noite de Natal, em um momento em que a Espanha vive dificuldades para formar um governo, após as eleições legislativas de domingo.

Em discurso transmitido pela televisão e gravado na sala do trono do Palácio Real, no qual destacou a condição do monarca como chefe de Estado, Felipe VI, de 47 anos, pediu aos espanhóis “vontade de entendimento”.

As eleições abriram as portas do Parlamento a novos partidos políticos – o esquerdista Podemos e o centrista Ciudadanos -, acabando com décadas de hegemonia bipartidarista de conservadores e socialistas.

O resultado foi um Parlamento muito fragmentado, no qual ninguém dispõe de maioria que lhe permita governar. Os partidos já fizeram negociações que se anunciam longas e árduas.

“A pluralidade política, expressa nas urnas, sem dúvida aporta sensibilidades, visões e perspectivas diferentes; e resulta numa forma de exercer a política baseada no diálogo, na concertação e no compromisso”, disse o rei.

“Agora, o que deve nos importar a todos, antes de tudo, é a Espanha e o interesse geral dos espanhóis”, acrescentou o monarca, a quem a Constituição atribui o papel de mediador imparcial.

Em janeiro de 2016, Felipe VI deverá celebrar uma rodada de negociações com os representantes dos vários partidos políticos para designar o candidato com mais chances de formar um governo.

O monarca aludiu também, sem mencioná-lo, o projeto separatista da Catalunha, pedindo para fortalecer “a coesão nacional” e assegurando que na Espanha “cabem as diferentes formas de se sentir espanhol” mas sem fragilizar “a ordem constitucional”.

Em novembro, o Parlamento regional espanhol aprovou uma resolução, declarando o início de um processo separatista que deve levar esta região a se desvincular da Espanha em 18 meses contra a vontade de Madri.

No capítulo econômico, Felipe apostou em “um crescimento que permita continuar criando emprego – e emprego digno -, que fortaleça os serviços públicos essenciais, como a saúde e a educação, e que permita reduzir as desigualdades, acentuadas pela dureza da crise econômica”.

Esta foi a primeira vez que o discurso natalino do rei é feito na sala do trono. Seu pai, o rei Juan Carlos I, que abdicou em junho de 2014, fragilizado por escândalos, costumava fazê-los em seu escritório.

No ano passado, Felipe VI buscou para sua primeira mensagem da Noite do Natal dar uma imagem de simplicidade e proximidade, falando de uma pequena sala de sua residência, sentado junto a fotos de família.

Conteúdos relacionados