Papa divulga mensagem para Dia Mundial da Paz
‘Vence a indiferença e conquista a paz’ é o tema escolhido pelo papa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Vence a indiferença e conquista a paz’ é o tema escolhido pelo papa
“Vence a indiferença e conquista a paz” é o tema eleito pelo papa Francisco para a 49ª Dia Mundial da Paz, que será realizada no primeiro dia de 2016, informou nesta terça-feira (11) a Santa Sé em comunicado.
“A mensagem pretende ser um ponto de partida para que todos os homens de boa vontade, e em particular aqueles que operam na instrução, na cultura e nos meios de comunicação, atuem (…) para construir juntos um mundo mais consciente e misericordioso, e portanto mais livre e justo”, diz a nota.
O comunicado, divulgado pelo Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, explica que “a indiferença em relação aos flagelos de nosso tempo é uma das causas fundamentais que vai em detrimento da paz no mundo”.
“A indiferença atual é frequentemente vinculada a diversas formas de individualismo que produzem isolamento, ignorância, egoísmo e isto leva ao desinteresse”, afirma.
Neste sentido, a nota ressalta que “o aumento das informações por si não é sinônimo do aumento de atenção aos problemas, se não for acompanhado de uma abertura das consciências no sentido solidário”.
Para obter tal objetivo “é indispensável a contribuição dada, além das famílias, por educadores, todos os formadores, os operadores culturais e os meios de comunicação, os intelectuais e os artistas”.
“A paz deve ser conquistada: não é um bem que se obtém sem esforços, sem conversão, sem criatividade e sem dialética”, explica a nota.
“Trata-se de sensibilizar e formar o sentido de responsabilidade com relação às gravíssimas questões que afligem a família humana”.
Tais como o fundamentalismo, as perseguições por causa da fé e da filiação étnica, as violações da liberdade e dos direitos dos povos, o abuso e a escravidão, a corrupção e o crime organizado e as guerras que “causam o drama dos refugiados e dos emigrantes forçados”.
Dita obra de sensibilização e formação terá como objetivo se dirigir também “às oportunidades e possibilidades para combater estes males” como “o amadurecimento de uma cultura da legalidade, da educação ao diálogo e à cooperação, que neste contexto, são formas fundamentais de reação construtiva”.
A Jornada Mundial da Paz foi instituída por Paulo VI e celebrada a cada ano no dia 1º de janeiro. A mensagem do pontífice foi enviada às chancelarias de todo o mundo e, também aponta a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se iniciará.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.