Migrantes pretendiam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa

As autoridades líbias detiveram neste sábado (23) cerca de 600 migrantes africanos sem documentos que pretendiam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, afirmou um fucionário da guarda-costeira. Os migrantes foram detidos pela ampla operação na região de Trípoli.

Centenas de pessoas foram levadas a centros de retenção em Trípoli, onde receberam água e alimentos.

Na , a violência aumentou significativamente desde a queda de Muamar Kadafi em 2011, em meio a uma operação militar que teve a participação da França, dos Estados Unidos e Grã Bretanha.

O movimento de migrantes sem documentação em direção à Europa é intenso desde que o país, que conta com 1.770 km de litoral, foi mergulhado no caos e minado por uma violenta disputa pelo poder. Os conflitos em uma Líbia que atualmente tem dois governos deixam os traficantes de pessoas praticamente livres para atuar.

O litoral do país fica a pouco mais de 300 km da ilha italiana de Lampedusa, aonde centenas de migrantes procedentes da África, da Síria e de outras regiões de conflito tentam chegar.

O governo de Trípoli, controlado por uma coalizão de milícias não reconhecida pela comunidade internacional, lançou recentemente um plano de luta contra a clandestina e os traficantes de pessoas, aumentando o número de detenções.