EUA: invenção é confundida com bomba e estudante é preso
Pai do aluno acredita que ato foi desencadeado por discriminação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pai do aluno acredita que ato foi desencadeado por discriminação
Um estudante do 9º ano foi preso na segunda-feira (17) em sua escola, na cidade de Irving, Texas, após professores confundirem seu relógio artesanal com uma bomba. As informações são da revista Times .
Ahmed Mohamed, de 14 anos, foi levado a um centro de detenção juvenil, suspenso da escola e poderia enfrentar acusações de ter fabricado uma bomba falsa, segundo informações do jornal Dallas News.
Mas Ahmed, um fã de robótica e conhecido por gostar de fazer seus próprios rádios, afirma que criou o relógio para mostrar ao professor de engenharia.
A invenção foi confiscada durante a aula de inglês porque o alarme disparava continuamente.
“Ela disse que parecia com uma bomba”, contou o estudante ao Dallas News. E acrescentou, “não parece uma bomba para mim”.
Ahmed foi levado para fora da sala pela diretora e questionado por cinco policiais, que exigiram saber quais eram as intenções do aluno e por que ele trouxe o relógio para o colégio.
“Poderia ser facilmente confundido com um dispositivo se estivesse no banheiro ou embaixo de um carro. A preocupação era: para que isso foi construído? Será que levamos ele sob custódia?” disse o porta-voz da polícia James McLellan.
O aluno foi levado para fora da escola algemado e encaminhado para o centro de detenção juvenil para ter suas digitais registradas. Mas segundo o estudante, ele nunca disse que o objeto era algo além de um relógio.
“Eles pensaram ‘como alguém como ele poderia construir um objeto desses se não fosse para ser perigoso?’”, disse Ahmed.
O pai do estudante, Mohamed Elhassan Mohamed, que veio do Sudão, acredita que a etnia do filho pode ter sido um fator decisivo. “Ele só quer inventar coisas boas para a humanidade”. “Mas por causa de seu nome, Mohamed, e por causa do 11 de setembro, acho que meu filho foi hostilizado”.
O caso gerou uma grande movimentação pelas redes sociais e os internautas criaram a hashtag #IStandWithAhmed (Eu estou com Ahmed, em tradução livre).
A polícia de Irving enviou um comunicado por meio de sua página no Facebook tentando esclarecer a situação e afirmou que o garoto não responderá a nenhuma acusação e o caso foi arquivado.
“O Departamento de Polícia de Irving sempre manteve um ótimo relaciomento com a comunidade muçulmana. Sabemos que situações como essa desafiam isso, mas estamos comprometidos a continuar buscando uma boa relação”, declarou a polícia em comunicado.
A confusão chegou até a Casa Branca e o presidente americano Barack Obama se pronunciou com um tweet:
“Relógio legal, Ahmed. Quer trazê-lo para a Casa Branca? Deveríamos inspirar mais crianças como você a gostarem de ciência. Isso é o que engrandece a América.”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.