‘Chuva’ de cocô: praga de estorninhos atormenta Roma
Produção de excremento faz mal e gera caos no trânsito
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Milhões de pássaros vindos do norte da Europa imperam nos céus da capital italiana, Apesar de o espetáculo ser bonito, a enorme produção de excrementos causa riscos à saúde e gera o caos no trânsito.
Quando em Roma, faça como os romanos: nos dias atuais, esse provérbio significa se esconder sob um guarda-chuva. Milhões de estorninhos invadiram a capital italiana, e seus excrementos não apenas são um incômodo como representam um perigo para a saúde.
Um stormo di storni (tempestade de estorninhos, em tradução livre), como alguns meios de comunicação da Itália estão chamando o fenômeno, é bonito de se ver. Em torno do anoitecer, nuvens negras de milhões de aves sobrevoam a Cidade Eterna em formações magníficas.
Vindos do norte da Europa, os pequenos pássaros negros com manchas brancas começaram a convergir para a capital italiana no início de dezembro. Aparentemente, Roma se tornou um poleiro favorito para o bando barulhento.
A beleza do espetáculo anual de bandos de pássaros bailando no céu, no entanto, é seriamente prejudicada pelas enormes quantidades de excrementos de mau cheiro. Bancos e carros estacionados são completamente cobertos, pedestres se escondem sob guarda-chuvas, e as praças ficam vazias. E basta chover um pouco para as fezes e a água da chuva criarem uma sujeira escorregadia nas ruas, que em muitos casos são cobertas com paralelepípedos. O resultado são quedas e sérios acidentes de trânsito.
Na véspera de Natal, trechos de ruas ao longo de ambos os lados do rio Tibre estiveram temporariamente fechadas devido a uma película viscosa, gerando caos no trânsito do centro histórico.
Durante o dia, as aves migratórias se empanturram nas oliveiras do campo. Mas, ao anoitecer, elas retornam à capital italiana, onde é mais quente e onde estão a salvo dos predadores.
Autoridades romanas tentaram diversas estratégias ao longo dos anos para espantar as imensas nuvens de pássaros para fora da cidade, incluindo falcões, espantalhos e sistemas eletrônicos acústicos. Mais recentemente, tentou-se assustar as aves com gravações de estorninhos angustiados, tocadas em alto-falantes. Nada disso realmente funcionou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.